Há 50 anos… dia 27 de junho de 1967.
Mais um post para a maravilhosa seção Variedades!
Cinco décadas atrás, centenas de pessoas se acotovelaram em Enfield Town, distrito ao Norte de Londres, para presenciar a inauguração de uma máquina do futuro. Um curioso aparato com a capacidade de “cuspir” dinheiro!
Pois é. O caixa automático faz 50 anos de idade exatamente hoje, 27 de junho, e nos relembra a frenética velocidade da evolução tecnológica. E com a promessa de ainda mais célere progresso nos próximos anos – ver link do Financial Times, abaixo.
Se hoje os bancos já vislumbram e arquitetam a integração do caixa eletrônico com o smartphone, devem crédito ao inventor da parafernália: John Shepherd-Barron. Foi o filho de um engenheiro com uma tenista campeã de Wimbledon o pai da “criança”.
Como a maioria das grandes ideias, Barron teve o clique em momento curioso: no banho. Na banheira!
“Pensei: deve haver uma maneira de conseguir meu próprio dinheiro, em qualquer lugar do mundo ou no Reino Unido. Me veio à mente a maquininha de chocolate, mas substituindo chocolate por dinheiro”, relembrou, em entrevista de 2007 à BBC, por ocasião do 40º aniversário de seu invento (link abaixo).
Barron, então, apresentou o conceito ao executivo-chefe do Banco Barclays. Uma dose de Pink Gin depois e o aperto de mãos foi dado.
Em 27 de junho de 1967, o ator britânico Reg Varney foi o grande garoto-propaganda da pomposa inauguração do primeiro caixa automático do mundo. Ao lado do então dono do Barclays, Thomas Bland, Varney mostrou ao público como o aparelho funcionava.
Os caixas automáticos só chegariam ao Brasil em 1983.
John Shepherd-Barron morreu em 2010, aos 84 anos, cinco anos depois de ter sido condecorado com a Ordem do Império Britânico.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
A história do caixa automático:
Fontes e +MAIS:
– time.com
– ft.com