Sobre

beatles
“I read the news today, oh boy!”

A Day in the Life – The Beatles

 

efemérides – Substantivo feminino, plural, do grego ephemerís. Entre vários significados, relação de fatos dia por dia; o mesmo que diário.

Quando aprendi a ler e, logo, a folhear o jornal, lembro da minha querida avó Toty mostrando aquela pequena seção do Estadão, “Há um século”, que até hoje rememora um fato importante de 100 anos atrás. Talvez esteja aí o começo da minha fascinação por datas e fatos, da minha curiosidade pelo que, mais tarde, passei a conhecer por efeméride.

Ainda fico encantado em saber que, em determinado dia, há exato um século, aconteceu algo histórico. E a História, com “H” maiúsculo, me fascina, talvez por influência da minha mãe, historiadora. Meu caminho de amor à palavra até chegar ao jornalismo passa muito pelo interesse em História, em Memória.

Em março de 2013, quando escrevi sobre os 40 anos do Dark Side, o lendário álbum do Pink Floyd (leia aqui), percebi que, nesta minha breve carreira, muitos de meus textos tinham sido pensados a partir de momentos históricos, e de suas respectivas efemérides. A efeméride nos convida a revisitar o passado, a reexaminá-lo com outro olhar. É claro que todo dia é dia para se falar sobre alguém como Vinicius de Moraes, por exemplo. Mas é também evidente que a comemoração do centenário de seu nascimento suscita um interesse maior sobre o artista e sua obra. É fruto de nosso fascínio por datas “cheias”.

“É isso”, pensei. Um blog de efemérides. As grandes e as pequenas, as notáveis e as mais sutis. Porque “todo dia é histórico”.

O efemérides do éfemello relembra datas importantes, sobre os mais variados temas: esporte, cultura, música, cinema, TV… Pra ficar certinho, somente datas “fechadas”, “redondas”, como no caso do Dark Side: 1 ano, 5 anos, 10 anos, 15 anos e assim por diante…

Seja bem-vindo! O espaço é seu também. Venha brincar com a História!

25 comentários sobre “Sobre

  1. Prezados,

    Encontrei uma reportagem sobre o jogador Vavá (Seleção 58/62) , que é possivelmente meu tio-avô porém necessito dos nomes dos pais dele ou esposa dele. Seria possível me responder, caso tenha alguma informação? Neto tinha dito que ele era de Lagos dos Gatos e não do Recife e que tinha documentos a respeito e isso me ajudaria.
    sergiohizidio@hotmail.com

  2. Fernando, que Obra fantástica criaste, que fôlego e que fidelidade aos fatos! Nem precisarias dizer que o fazes com imensa Paixão, pois ela transparece nos detalhes, em cada frase, cada declaração de Amor que tributas aos que legaram exemplos indeléveis! Esse foi o elo que me trouxe aqui, saber sobre a voz masculina mais bela que ouvi, Agostinho dos Santos, que uma brasa de cigarro apagou, só comparável à voz feminina, Elis Regina, mais emocionante que já vivi, insuperável em Interpretação, única a cantar Chico Buarque, “Atrás da Porta”, chorando, sem desafinar! Eu estudo História, para aprender como nossos antigos venceram desafios imensos sem os meios que dispomos e, assim, buscarmos saídas na tormenta atual. Quanto mais os conheço, mais admiro a inteligência que tiveram e as obras que legaram, exemplos a todos nós. Muito Obrigado, Fernando, pela sabedoria das Efemérides do Éfemello. Guarulhos-SP, 31.8.2022.

  3. Incrível o blog…tomei conhecimento só agora. Fuçando o youtube para ouvir Mike Bloomfield percebi que não sabia muito da estória do guitarrista. Pesquisei e caí aqui. Muito bom. Vou ler mais.

  4. Caro Rodrigo, muito obrigado pelas palavras, de coração!
    Mantive o blog com muita paixão e, apesar da pausa, no fim de 2017, sigo de perto aqui.
    Quem sabe, um dia retornemos com atualizações!
    Muito obrigado, mais uma vez!
    Abraço,
    Fernando.

  5. Po! Que demais os seus textos 🙂

    Eu estava procurando histórias de jogadores esquecidos dos anos 90 e por um acaso cai no artigo do Catê. Que delícia,…logo depois li sobre o Pink Floyd. Ótimo trabalho !

    Já comprei a minha cadeira cativa aqui como leitor.

    Um forte abraço !!

  6. Caro Ricardo,
    Sem palavras para agradecer a este comentário. Muito, mas muito obrigado!
    De verdade.
    O blog é feito com muita paixão. Ter um retorno desses aquece o coração, Muito obrigado!
    E continue com a gente!
    Um grande abraço,
    Fernando.

  7. Olá Sr. Fernando Mello!

    Gostaria de agradecer pelo blog, foi simplesmente sensacional conhecer inúmeras curiosidades que apresenta acerca de situações que, por vezes, conhecemos, mas não de forma tão curiosa, interessante.

    Parabéns pelo trabalho!

    Só para constar, procurava algum comentário acerca do discurso do presidente americano, Ronald Reagan, em visita realizada a Alemanha no ano de 1987.

    Fantástico, aqui encontrei com curiosidades que não achei em outro portal.

    Muito obrigado!

  8. Caro Helio Jenné,
    Nem sei como agradecer ao seu generoso comentário. Muito obrigado, do fundo do coração.
    É um trabalho feito com muita paixão, na raça!
    Agradeço suas palavras, que alegraram meu dia!
    Muito obrigado.
    Forte abraço,
    Fernando.

  9. Conheci o Efemérides através do Arnaldo Baptista Mutantes e desde então tem sido uma grande fonte de informação. Parabéns pelo belíssimo e fundamental trabalho para todos que amam música. Agradeço de coração e um forte abraço!

  10. Grande blog, ótimo trabalho desse cara tão talentoso! Parabéns, já é um dos meus favoritos. Conheci esse site no dia em que o álbum HELP! completou 50 anos. Ou seja, agora já tenho duas grandes efemérides pra lembrar no mesmo dia, o aniversário do HELP! e o dia que o conheci.

  11. O que diria João Saldanha neste três de Julho? Aniversariante do dia, celebraria o título da Seleção e o povo nas ruas do Brasil!
    O que diria Brian Jones neste três de Julho? Seria um dia normal para alguém que não deixou este mundo nesta data. Talvez um dia junto a Mick ou Keith, vivendo a eternidade de sua própria banda.
    Feliz aniversário e vida longa às efemérides do éfemello!

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.