Sobre

beatles
“I read the news today, oh boy!”

A Day in the Life – The Beatles

 

efemérides – Substantivo feminino, plural, do grego ephemerís. Entre vários significados, relação de fatos dia por dia; o mesmo que diário.

Quando aprendi a ler e, logo, a folhear o jornal, lembro da minha querida avó Toty mostrando aquela pequena seção do Estadão, “Há um século”, que até hoje rememora um fato importante de 100 anos atrás. Talvez esteja aí o começo da minha fascinação por datas e fatos, da minha curiosidade pelo que, mais tarde, passei a conhecer por efeméride.

Ainda fico encantado em saber que, em determinado dia, há exato um século, aconteceu algo histórico. E a História, com “H” maiúsculo, me fascina, talvez por influência da minha mãe, historiadora. Meu caminho de amor à palavra até chegar ao jornalismo passa muito pelo interesse em História, em Memória.

Em março de 2013, quando escrevi sobre os 40 anos do Dark Side, o lendário álbum do Pink Floyd (leia aqui), percebi que, nesta minha breve carreira, muitos de meus textos tinham sido pensados a partir de momentos históricos, e de suas respectivas efemérides. A efeméride nos convida a revisitar o passado, a reexaminá-lo com outro olhar. É claro que todo dia é dia para se falar sobre alguém como Vinicius de Moraes, por exemplo. Mas é também evidente que a comemoração do centenário de seu nascimento suscita um interesse maior sobre o artista e sua obra. É fruto de nosso fascínio por datas “cheias”.

“É isso”, pensei. Um blog de efemérides. As grandes e as pequenas, as notáveis e as mais sutis. Porque “todo dia é histórico”.

O efemérides do éfemello relembra datas importantes, sobre os mais variados temas: esporte, cultura, música, cinema, TV… Pra ficar certinho, somente datas “fechadas”, “redondas”, como no caso do Dark Side: 1 ano, 5 anos, 10 anos, 15 anos e assim por diante…

Seja bem-vindo! O espaço é seu também. Venha brincar com a História!

Anúncios

11 comentários sobre “Sobre

  1. Grande blog, ótimo trabalho desse cara tão talentoso! Parabéns, já é um dos meus favoritos. Conheci esse site no dia em que o álbum HELP! completou 50 anos. Ou seja, agora já tenho duas grandes efemérides pra lembrar no mesmo dia, o aniversário do HELP! e o dia que o conheci.

  2. O que diria João Saldanha neste três de Julho? Aniversariante do dia, celebraria o título da Seleção e o povo nas ruas do Brasil!
    O que diria Brian Jones neste três de Julho? Seria um dia normal para alguém que não deixou este mundo nesta data. Talvez um dia junto a Mick ou Keith, vivendo a eternidade de sua própria banda.
    Feliz aniversário e vida longa às efemérides do éfemello!

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s