Há 40 anos… dia 21 de julho de 1973.
Cuidado, aí vem o inimigo!”
Foi das histórias de Tarzan que Raul Seixas buscou o curioso título de seu primeiro álbum solo.
Krig-Ha Bandolo é o grito de guerra do herói das selvas e alerta para a chegada do inimigo.
O nome não é o único fato curioso sobre o disco, claro. Afinal, estamos falando do Maluco Beleza!
Logo na introdução, temos Raul aos 9 anos de idade, cantando “Good Rockin’ Tonight”, de Ray Brown. Pois é, o cara tinha moral para ousar e abusar em seu primeiro trabalho solo!
Já era conhecido no meio da música brasileira como conceituado produtor da gravadora CBS, pela qual lançou “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10”, com o grupo Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, de 1971. Antes, em 1968, tinha estreado com “Raulzito e os Panteras”, ao lado, óbvio, dos Panteras, pela EMI.
Depois do disco de 1971, deixou a CBS e foi para Phillips.
Na nova casa, Raulzito chegou chegando!
A gravadora o abraçou e deu toda a estrutura para a sua estreia solo. “Ouro de Tolo”, última faixa de Krig-Ha Bandolo! e uma das mais conhecidas da carreira de Raul, foi lançada em compacto meses antes e abriu terreno para o disco.
E não foi só isso! Em junho, Raul Seixas e Paulo Coelho saíram às ruas do Rio, como dois trovadores, cantando a música. O happening, na verdade, tinha sido organizado pela própria Phillips para promover o álbum.
Voltando às faixas, “Mosca na Sopa” abre os trabalhos, de fato. Rock e capoeira, tudo junto e misturado, com letra irônica e direta, bem a cara de Raul. Aliás, ele compôs metade das canções, o que apaga um pouco a impressão de que era Paulo Coelho o mago por trás das letras do Maluco Beleza.
“Metamorfose Ambulante”, a terceira faixa, é só dele também. Talvez seja a música que mais represente Raul Seixas. “Dentadura Postiça”, “How Could I Know” e “Ouro de Tolo” são as outras com o selo Raul Seixas em Krig-Ha Bandolo!.
Da parceria com o Mago, cinco músicas, com destaque para “As Minas do Rei Salomão” (Do passado, me esqueci / no presente, eu me perdi / se chamaram, diga que eu saí!), “Al Capone” (Eu sou astrólogo e conheço a história do princípio ao fim.) e “Rockxixe” (O que eu quero, eu vou conseguir / pois quando eu quero, todo querem / quando eu quero, todo mundo pede mais e pede bis!).
Apontado por muitos críticos como o melhor trabalho de Raul Seixas, Krig-Ha Bandolo! foi lançado com um show no Teatro Teresa Raquel, no Rio, em 21 de julho de 1973.
Depois do álbum, Raulzito e Paulo Coelho criaram a Sociedade Alternativa.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Ouça “Krig-Ha Bandolo!” na íntegra!:
Fontes:
Um comentário sobre “Raul Seixas lança seu primeiro disco”