Emilio Butragueño, 50 anos

22 de julho de 1963

22jul13

Antes de Raúl, havia Butragueño.

Durante os anos 1980 até início dos 1990, El Buitre (O Abutre) era o nome do Real Madrid e da Espanha.

Por muito tempo, sustentou o posto de artilheiro máximo da Fúria, com 26 gols em 69 partidas. Hoje, tanto ele quanto Raúl (44 gols) foram superados e David Villa ocupa o primeiro lugar (56 gols).

Emilio Butragueño completa 50 anos neste 22 de julho.

Antes artilheiro, hoje dirigente, sua vida sempre esteve ligada ao Real Madrid.

Na época de criança, no entanto, o pequeno Emilio começou no basquete. Logo, trocou as mãos pelos pés e foi mostrar sua habilidade nos gramados.

Nos juvenis, chamou a atenção de Real e Atlético, mas optou pelo time do coração. Chegou ao Santiago Bernabéu em 1982 e foi campeão da segunda divisão pelo time B (Castilla) na temporada 1983-1984. Estreou na equipe principal no dia 5 de fevereiro de 1984.

O placar do primeiro tampo apontava Cádiz 2 x 0 Real Madrid. Alfredo Di Stéfano, hoje presidente de honra do clube, chamou Butragueño no intervalo. Com a camisa 14 às costas, ele mudou o jogo, com dois gols e uma assistência. Começava assim a brilhante trajetória de Butragueño no Real.

Foram 217 gols marcados em 463 jogos oficiais e mais 106 amistosos. Uma história de amor que durou 13 anos, de 1982 até 1995, quando passou a camisa 7 merengue ao jovem Raúl. Pelo Real Madrid, Butragueño conquistou nada menos do que 6 títulos de Campeonato Espanhol, 2 Copas da UEFA, 2 Copas do Rey, 1 Copa da Liga e 3 Supercopas da Espanha. Com o mexicano Hugo Sánchez, formou uma das duplas mais letais da história do clube.

Pela Espanha, foram 26 gols em 69 jogos. Seu momento máximo foi nas oitavas-de-final da Copa do Mundo do México, em 1986, quando assombrou o mundo ao marcar quatro gols no massacre de 5 a 1 contra a Dinamarca, a famosa Dinamáquina. Disputou, sem brilho e sem gols, a Copa do Mundo de 1990, na Itália, mas afundou com a Fúria nas oitavas, em derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia.

Hoje, Emilio Butragueño é diretor de relações institucionais do Real Madrid.

Veja gols de Butragueño pelo Real Madrid:

Fontes:

– realmadrid.com

– Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.