Surge o primeiro jornal impresso no Brasil

Há 205 anos… dia 10 de setembro de 1808.

10set13

Notícias vindas por via de França.

Amsterdão 30 de Abril.

Os dois Navios Americanos, que ultimamente arribárão ao Texel, não podem descarregar as suas mercadorias, e devem imediatamente fazer-se á véla, sob pena de confiscação. Isto tem influido muito nos preços de vários generos, sobre tudo por se terem hontem recebido cartas de França, que dizem, que em virtude de hum Decreto Imperial todos os Navios Americanos serão detidos logo que chegarem a qualquer porto da França. 

Como se vê na foto, essa é a primeira notícia da primeira edição do primeiro jornal impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro. Marca o início da imprensa no País.

O jornal servia de veículo oficial da Família Real Portuguesa, que havia desembarcado em terras brasileiras meses antes. Para entender, vamos voltar um pouquinho no tempo. Recordar é viver!

A Europa vivia cenário turbulento. De um lado, a Inglaterra, potência marítima e comercial, próxima de realizar a Revolução Industrial. Do outro, a França de Napoleão Bonaparte, com um poderoso exército. Em novembro de 1806, Napoleão decreta o Bloqueio Continental, impedindo o acesso dos navios ingleses aos portos dos países da Europa Continental. O objetivo era minar o poderio econômico da potência rival.

Quem não cumprisse o decreto, estava em guerra contra a França. Assim, Portugal se viu sem saída. Se aceitasse a condição de Napoleão, perderia proteção naval inglesa, além de cortar relações econômicas, claro. Se contrariasse o Imperador francês, entraria em guerra com o poderoso exército de Napoleão.

A solução? “Vamos nos mandar para o Brasil, Ó pá!”, teria dito D. João, então Príncipe-regente português. Em 29 de novembro de 1807, os lusos deixaram a terrinha para aportar em terras tupiniquins dois meses depois, em 24 de janeiro de 1808. No dia 8 de março, a Família Real Portuguesa chegava ao Rio de Janeiro, então capital da colônia.

O Brasil passava a ser sede do governo de Portugal, o que permitiu, entre outras coisas, a publicação de jornais e livros por aqui.

Assim, em 10 de setembro de 1808, começava a circular a Gazeta do Rio de Janeiro, basicamente um semanário com notícias oficiais da Corte Portuguesa. Uma semana depois, passou a ter duas edições por semana e foi publicado até 1822.

Um mês depois do primeiro número da Gazeta, o Correio Braziliense começou a ser impresso no Brasil. Quando surgiu, em 1º de junho, era realizado de Londres, pelo jornalista e diplomata Hipólito José da Costa, exilado na Inglaterra.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja programa da TV Brasil sobre a Gazeta do Rio de Janeiro:

Fontes:

– Wikipédia

– pnld.moderna.com.br

+MAIS: Veja edições digitalizadas da Gazeta do Rio de Janeiro no acervo da Biblioteca Nacional.

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s