Há 40 anos… 11 de setembro de 1973.
Hoje, vídeo no início.
Obrigatório assistir!
Antes de 9/11, houve 11/9.
Antes de Nine Eleven, houve Once de Septiembre.
Antes de Nova York, houve Santiago.
Antes de World Trade Center, houve La Moneda.
É essa a ideia que, com muita sensibilidade e emoção, o diretor britânico Ken Loach passa com o curta-metragem acima.
Parte do projeto “11’09″01 September 11”, o filme tem o ator, compositor e escritor chileno Vladimir Vega recontando a própria história e a de seu país. Da esperança com Salvador Allende às trevas com Augusto Pinochet, Vega faz a ponte sentimental com o 11 de setembro dos Estados Unidos.
No 11 de setembro chileno, o sonho de um caminho próprio de socialismo foi destruído. Na fria manhã daquele dia, um heroico Salvador Allende tentou resistir aos bombardeios de tanques e aviões no Palácio de La Moneda.
“Colocado em uma transição histórica, pagarei com minha vida a lealdade do povo. E os digo que tenho a certeza de que a semente que entregaremos à consciência de milhares e milhares de chilenos não poderá ser cegada definitivamente. Trabalhadores de minha Pátria! Tenho fé no Chile e em seu destino. Superarão outros homens nesse momento cinza e amargo onde a traição pretende se impor. Sigam vocês sabendo que, muito mais cedo que tarde, abrir-se-ão de novo as grandes alamedas por onde passe o homem livre, para construir uma sociedade melhor.”
Foram as últimas palavras de Allende.
Com fundamental participação americana (e brasileira!), os militares assumiram o poder e instituíram um regime de terror, sob o comando de Augusto Pinochet.
Será que nunca faremos
Senão confirmar
A incompetência
Da América católica
Que sempre precisará
De ridículos tiranos
(“Podres Poderes”, Caetano Veloso)
A democracia retornaria ao Chile somente em 1990, quando Pinochet entregou o cargo para Patricio Aylwin, vencedor de eleições realizadas um ano antes, as primeiras desde 1970.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Fontes:
+MAIS: O efemérides recomenda dois filmes sobre o período no Chile. Missing (1982), do diretor grego Carlos Costa-Gavras, e o delicado e sensível Machuca (2004).