O primeiro jogo oficial do Dream Team

Há 25 anos… dia 28 de junho de 1992.

“Depois de um pulo bola, Magic pede a bola, avança para o ataque e encontra Bird. Larry ataca a defesa de Cuba e arremessa para fazer os dois primeiros pontos”, escreveu o primo Arthur, no post sobre o “nascimento” da maior equipe de basquete de todos os tempos.

Eram os primeiros pontos do Dream Team em um jogo oficial, vinte e cinco anos atrás. Um fade away e um chute perfeitos do maior astro da História dos Celtics.

A partida contra os cubanos marcava a estreia dos Estados Unidos no Pré-Olímpico das Américas. Como se eles precisassem de classificatório para garantir a presença – e o ouro! – em Barcelona…

Mas, vá lá, o protocolo tinha de ser seguido, claro. O showtime no Memorial Coliseum, em Portland, foi só um aperitivo do que o mundo assistiria na Catalunha, dali a um mês.

“Em Cuba, temos o ditado: não se pode tapar o sol com o dedo”, diria o técnico Miguel Calderon Gomez, após o treino do Time dos Sonhos, 136 a 57. Uma diferença-recorde de 79 pontos que permaneceu por 20 anos.

Olha só o quinteto inicial: Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley e David Robinson. Meu Deus! No banco, só pra citar alguns, John Stockton, Karl Malone, Scottie Pippen e Clyde Drexler, o mais ovacionado, pois estava em casa.

Antes de a bola subir, os conterrâneos de Fidel Castro mostraram toda a reverência aos astros da NBA, tirando fotos e pedindo autógrafos como tietes. Nada mais natural!

“Não foi um passeio. Ou um massacre. Ou um chocolate. Foi apenas um placar. Porque era muito difícil chamar o que se sucedia de um jogo de basquete. Não quando o seu oponente implora por uma foto em grupo dois minutos antes do tipoff”, escreveu David Aldridge, no Washington Post.

E assim foram todos as apresentações do time americano naquele Pré-Olímpico. E também em Barcelona!

Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O jogo:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia(1)

– Wikipedia(2)

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– fiba.com

– theundefeated.com

– sportingnews.com

– sport360.com

– csnnw.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s