Beach Boys lançam o álbum Pet Sounds

Há 50 anos… dia 16 de maio de 1966.

Beach Boys lançam o álbum Pet Sounds

Fosse somente por “God Only Knows” e Pet Sounds já teria lugar cativo, irrevogável e pétreo no pódio de melhores álbuns do século 20. Como bem pontuou Pedro Antunes no texto do Estadão sobre o cinquentenário do álbum, “’God Only Knows’ é, possivelmente, uma das mais belas músicas de amor de todos os tempos.”

Mas, além da, talvez, mais famosa das 13 faixas, há mais. Muito mais. Atrás da imponente, rígida e pesada parede de som, existe um mar lírico, mágico, lindo. Uma imensidão sonora que não termina. Não importa quantas vezes você ouça Pet Sounds, sempre existirá algum som imperceptível até então.

Porque Pet Sounds é muito mais do que um reflexo a Rubber Soul. Ou uma inspiração para Sgt. Pepper’s. Pet Sounds é a obra de uma vida. A obra-prima de um gênio chamado Brian Wilson. Um ser de cabeça inventiva e coração aberto.

Em Pet Sounds, ele derrama a alma. Nada está fora. Brian Wilson deixa tudo ali. Uma estrada de iluminação que depois o desviou para a escuridão. Ainda bem que um caminho com retorno. E ele está aí para celebrar os 50 anos de seu mais ilustre filho.

“A história de Pet Sounds é uma crônica de desgosto, alegria, loucura, rock ‘n’ roll, o passado, o futuro, o começo do fim dos Beach Boys e muito mais do que isso”, escreve Michael Gallucci, em textaço no ultimateclassicrock.com.

É isso. E muito mais.

“Wouldn’t It Be Nice”, “You Still Believe in Me”, “That’s Not Me”, “Don’t Talk (Put Your Head on My Shoulder)”, “I’m Waiting for the Day”, “Let’s Go Away for Awhile”, “Sloop John ‘B’”, “I Know There’s an Answer”, “Here Today”, “I Just Wasn’t Made for These Times”, “Pet Sounds”, “Caroline No”.

Este escriba recomenda as duas músicas instrumentais: “Let’s Go Away for Awhile” e “Pet Sounds”.

Descubra os tesouros escondidos em meio aos arranjos, harmonias vocais, buzinas de bicicletas, flautas, instrumentos havaianos, latinhas de Coca-Cola e até latidos de cachorros. Quando terminar, ouça de novo. E de novo, e de novo…

Obra-prima.

Como “Blonde on Blonde”, de outro gênio de nome Bob Dylan, lançado no mesmo 16 de maio de 1966.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Pet Sounds:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– ultimateclassicrock.com

– avclub.com

– theguardian.com

– cultura.estadao.com.br

– zh.clicrbs.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Beach Boys lançam o álbum Pet Sounds

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s