Na estreia de O Pequeno Mundo de Ronnie Von, nascem Os Mutantes

Há 50 anos… dia 15 de outubro de 1966.

Na estreia de O Pequeno Mundo de Ronnie Von, nascem Os Mutantes

1966.

Talvez não seja coincidência que a maior banda de rock do Brasil tenha nascido no ano de Revolver, Pet Sounds e dos primeiros passos do Pink Floyd.

Os astros do bom e velho sabem das coisas. Conversaram, se alinharam e “conceberam” Os Mutantes.

E nada mais simbólico que o debute oficial do trio formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias tenha sido na televisão, um dos ícones da indústria pop nascente, cenário no qual tinham antenas e radares plenamente conectados.

E eles chegaram causando, claro!

Conta Carlos Calado, em A Divina Comédia dos Mutantes:

“Em 15 de outubro de 1966, Os Mutantes fizeram sua primeira apresentação, exatamente na estreia de O Pequeno Mundo de Ronnie Von, na TV Record. O trio era a grande novidade musical do programa. De cara, já causou impacto com a versão para duas guitarras (Rita tocou a segunda) e baixo elétrico da Marcha Turca de Mozart.”

O caminho para chegar naquele dia de 1966 teve capítulos curiosos.

A formação do grupo, por exemplo. No início, a trinca era um sexteto composto da união de duas bandas, o Teenage Singers, de Rita Lee, e o The Wooden Faces, de Arnaldo, Sérgio e Cláudio César Dias Baptista.

Rita, Arnaldo, Sérgio, Cláudio e mais Raphael Vilardi e Roberto Loyola eram o O’Seis – antes Six Sided Rockers e O Conjunto – e até lançaram compacto pela gravadora Continental. O single de “Suicida” e “Apocalipse” não vingou, vendeu menos de 200 cópias e provocou o desmonte da banda.

(Imagens de Lúcia Turnbull, presentes no livro de Carlos Calado)

Saíram Cláudio, Raphael e Roberto. Restaram Rita, Arnaldo e Sérgio.

Agora, era preciso rebatizar a banda.

Conta Carlos Calado que o nome veio por sugestão de Ronnie Von, na véspera da estreia do programa da Record. O palpite, por sua vez, fora proposto ao Príncipe pelo produtor/jornalista Alberto Helena Júnior, à época e até hoje um homem ligado ao esoterismo e misticismo.

Ronnie Von estava impressionado com a história do livro de ficção científica “O Império dos Mutantes”, de Stefan Wul, gostou da ideia do produtor e a repassou para Rita Lee e Arnaldo Baptista. Fãs do gênero – principalmente Arnaldo, que já tivera contato com outros livros de Wul -, eles adoraram a sugestão.

Pronto. Nasciam Os Mutantes.

Com a bem-sucedida estreia, o trio se tornou fixo no Ronnie Von e continuou mostrando o seu talento programa após programa. Covers dos Beatles, dos Stones e de Peter, Paul & Mary e até novas leituras de Bach eram apresentados e causavam espanto.

Os Mutantes ficaram conhecidos, tiveram a primeira entrevista a um veículo da grande imprensa publicada, na Folha de 14 de novembro, e começaram a criar caminho próprio. A saída de Alberto Helena da direção do programa de Ronnie Von fez com que eles deixassem a atração no início de 1967.

Precisavam voar e havia o mundo à frente. Nessa época, conheceriam Gilberto Gil. E tudo culminaria em “Domingo no Parque”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: o ótimo programa Travessia, da Central 3, de Fernando Vives e Caio Quero, me fez relembrar da efeméride. Vale a pena ouvir o especial em homenagem aos 50 anos de Mutantes!

Único compacto do grupo O’Seis, o embrião d’Os Mutantes:

Fontes e +MAIS:

– Livro A Divina Comédia dos Mutantes, de Carlos Calado

– rollingstone.uol.com.br

– Wikipédia

– dicionariompb.com.br

– confeitariamag.com

– onda21.com.br

– bordeldorock.blogspot.com.br

– pequenosclassicosperdidos.com.br

– mutanteslive.wordpress.com

– trabalhosujo.com.br

Anúncios

2 comentários sobre “Na estreia de O Pequeno Mundo de Ronnie Von, nascem Os Mutantes

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s