George Harrison lança “All Those Years Ago” no Reino Unido

Há 35 anos… dia 15 de maio de 1981.

George Harrison lança o single "All Those Years Ago" no Reino Unido

From George to John.

De George para John. Com uma “little help” dos amigos Paul e Ringo – e de Sir George Martin!

“All Those Years Ago” é o tributo imediato de George Harrison para John Lennon. Uma mensagem instantânea ao amigo que havia acabado de partir, de forma tão brutal e abrupta. Uma linda mensagem espiritual, do mais espiritual dos Beatles.

Dos milhares de sentimentos dentro do coração de George quando soube do assassinato de John, o mais latente foi raiva. Não de Mark Chapman. Não.

O quiet beatle sentiu raiva porque seu amigo não teve a chance de se preparar para a jornada da passagem. Uma chance que ele, George, teria, mais de 20 anos depois. Olivia Harrison fala sobre isso no bonito doc “Living in the Material World”, de Martin Scorsese.

Apesar de tudo, George não deixou a raiva vencer. Tampouco a mágoa. Na última entrevista de sua vida – aquela famosa, da Playboy -, John não foi muito delicado com o ex-companheiro. Bateu bastante em George, a ponto de não citá-lo como um dos grandes músicos com quem havia trabalhado.

Não houve tempo para George “responder”. Sua réplica veio em forma de música. E de amor. Uma saudosa mensagem sobre a amizade e o amor que havia entre John e ele. Que alma elevada e generosa foi George!

Pra deixar a homenagem mais bonita, Paul e Ringo. Ringo na bateria, Paul nos backing vocals, com Linda e Denny Laine, ex-Wings. Tem ainda George Martin na produção, pitacos de Geoff Emerick (engenheiro de som na época de Beatles) e Al Kooper no piano elétrico.

Na letra, George lembra de “Imagine” e “All You Need is Love” – sempre o amor -, manda preces ao amigo e se recorda, nostálgico, de “todos aqueles anos passados”.

E pensar que, originalmente, “All Those Years Ago” tinha outro “dono”: era para Ringo gravar, em seu próximo álbum. George mudou tudo e a transformou em homenagem a outro beatle.

Vinte anos depois, George foi encontrar o amigo John.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“All Those Years Ago”:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

songfacts.com

– thebeatlesrarity.com

– phonopress.com

– vagalume.com.br

4 comentários sobre “George Harrison lança “All Those Years Ago” no Reino Unido

  1. Ao ler a tradução da letra e depois achar esse ótimo texto, percebi o grande carinho e respeito que harrison tinha por lennon. A mágoa, se há, desvanece pelo amor que o quiet beatle, devota ao seu amigo falecido.

  2. Olá, Fabrício!
    Obrigado pelo comentário!
    E ótimo que você discorde do texto! O blog está aberto a divergências, desde que respeitosas, como foi o seu caso.
    Muito obrigado por colocar sua opinião aqui. O espaço segue totalmente aberto!
    Fique com o efemérides!
    Grande abraço,
    Fernando.

  3. Discordo.. a música é cheia de mágoas e em muitos trechos isso fica bem claro..
    Harrison desprezava os excessos de John..

  4. Discordo… essa música é carregada de mágoas por parte de Harrison… tem muita ironia ao exaltar John o tempo todo dia que ele é o melhor amigo do diabo.. e muitas outras versos na música que mostra a sinceridade de George…

Fala!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.