Primeiro satélite de comunicações é lançado

Há 55 anos… dia 10 de julho de 1962.

Completo exito na operação “Telstar”

CABO CANAVERAL, 10 (AFP) – Uma atmosfera de alegria reina na NASA (Administração Nacional da Aeronautica e do Espaço) entre os tecnicos do Cabo Canaveral, depois do lançamento do satelite, coroado de exito. Esse satelite abrirá uma nova era na concepção das telecomunicações internacionais (Folha de S. Paulo).

Particular a iniciativa do empreendimento

JAMES MINIFIE

Nosso correspondente

Washington, 10 (“Estado”) – É motivo de profunda satisfação para a NASA ter conseguido pôr em orbita, esta madrugada, o satelite de comunicações “Telstar”, construido por empresa particular. O “Telstar” não é apenas o primeiro satélite destinado exclusivamente às comunicações, mas também o primeiro construido pela industria privada. A “American Telephone And Telegraph” gastou um milhão de dolares com o desenvolvimento do satelite e pagou à NASA outros 2,7 milhões para que obtivesse e lançasse o foguete que pôs o satelite em orbita. (O Estado de S. Paulo).


Há 55 anos, o mundo ficou menor. Como na música de Gil, “do tamanho da antena parabolicamará”! Em 10 de julho de 1962, precisamente às 08:35:00, horário de Cabo Canaveral, na Flórida, a NASA ativou o foguete Thor-Delta e lançou o Telstar 1, o primeiro satélite de comunicações. Uma pequena bola de 88 cm de diâmetro e 77 kg, como se vê na foto acima.

Cinco anos após o Sputnik, a agência americana dava o troco nos soviéticos na corrida pelo domínio do Espaço. A viagem do Telstar 1 durou duas horas e trinta e sete minutos.

Cerca de 24 horas depois, a primeira imagem foi captada, mas não transmitida ao público: uma bandeira dos EUA tremulando na Andover Earth Station, a estação construída especialmente para o desenvolvimento e monitoramento do satélite.

Em 23 de julho, a América e a Europa puderam ver imagens nos televisores, na primeira transmissão transatlântica da História.

Nos anos seguintes, novas gerações de satélites foram desenvolvidas.

Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Curta-metragem sobre o Telstar 1:

Documentário sobre o satélite:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– seuhistory.com

– nasa.gov

– wired.com

– space.com

– earthsky.org

– uol.com.br/sciam

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s