Há 30 anos… dia 31 de maio de 1987.
Aí, Senna, agora é puxar pra direita e trazer na moral!
Ele já começa a comemorar antes!
Já começa a erguer o braço Ayrton Senna!
É o Brasil chegando, pela primeira vez ganhando em Monte Carlo!
Ayrton Senna! Vibração da Lotus! O Brasil inteiro vibra!
Ayrton Senna… do Brasil!
Vence o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1!
A primeira vez que um brasileiro vai ao alto do pódio em Mônaco! Ayrton Senna do Brasil!
Que brilhante corrida de Senna! Ayrton Senna é o grande vencedor do Grande Prêmio de Mônaco! Faz a festa dentro do cockpit de sua Lotus, marca sua quinta vitória!
Nelson Piquet vai cruzar – você vê aí Ayrton Senna – Nelson Piquet recebe a bandeirada!
Dobradinha brasileira em Mônaco!
Na 45ª edição do mais tradicional Grande Prêmio da Fórmula 1, o Brasil, finalmente, subiu no lugar mais alto do pódio, como narrou, com emoção habitual, Galvão Bueno. De quebra, ocupou também o segundo lugar, com o futuro campeão da temporada Nelson Piquet.
Uma prova que era do pole position Nigel Mansell até a 30ª volta, momento em que o turbo de sua Williams quebrou. O pobre britânico teve de abandonar.
“Foi uma boa largada e eu já vinha pensando em como seria fantástico ganhar aqui, quando a quebra aconteceu. Quando você tem azar, nada se pode fazer”, disse, já um tanto conformado com a perda da vitória.
Senna assumiu o primeiro lugar para não mais soltar, disparando com sua linda Lotus amarela. Fez pit stop para troca de pneus e seguiu na frente, cravando a volta mais rápida quando restavam apenas seis para o fim – volta 72.
Atrás dele, Piquet praticamente recebeu o segundo lugar em seu colo, no circuito que ele particularmente não curtia (e dizia abertamente, como era e ainda é de seu feitio). No terceiro posto, o italiano Michele Alboreto, da Ferrari.
O primeiro triunfo brasileiro no principado foi também o primeiro de um carro com suspensão ativa, tecnologia introduzida na categoria naquela temporada de 1987.
Ayrton Senna celebrou demais a vitória, lembrando do absurdo que ocorrera três anos antes, quando lhe tungaram o primeiro lugar em uma corrida sob muita chuva. “É fantástico ganhar aqui!”, exclamou.
Na festa da champanhe, sobrou até para o príncipe e a princesa! O casal relevou o banho, convidando o vencedor para um banquete no palácio. Nada mais justo e apropriado. Era o futuro “Rei de Mônaco” no lugar certo.
Mas as outras vitórias de Senna em Monte Carlo ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Galvão Bueno e a primeira vitória:
Fontes e +MAIS:
Conversei com meu pai e ele disse que o Brasil parava aos domingos para ver o Ayrton Senna. Ele trouxe muita alegria para o Brasil.