Pernalonga aparece pela primeira vez na TV

Há 75 anos… dia 27 de julho de 1940.

Pernalonga aparece pela primeira vez na TV

Foi há mais de sete décadas que o mundo ouviu pela primeira vez uma das mais famosas frases da animação: “What’s up, Doc?”. É o famigerado “O que há, Velhinho?”, bordão do irreverente Pernalonga, que apareceu pela primeira vez em um desenho animado há exatos 75 anos.

Já na estreia, ele faz o quê quer com o pobre Hortelino Troca-letras (Elmer Fudd, em inglês), o ingênuo caçador, alvo preferido das peripécias da famosa lebre criada pela Warner Brothers. Lançado no dia 27 de julho de 1940, “A Wild Hare” – “Uma Lebre Selvagem” – é o primeiro desenho oficial do Bugs Bunny.

Criado por Rich Hogan, animado por Virgil Ross, Robert McKimson e Rod Scribner, produzido por Max Schlesinger e dirigido por Tex Avery, o curta tem roteiro mais do que manjado. Com pouco mais de 7 minutos, traz Hortelino à caça de coelhos e o insolente Pernalonga a castigar a simplória criatura com truques e brincadeiras.

Mel Blanc foi o responsável pela voz da lebre na estreia. A mistura de sotaque do Brooklyn e do Bronx, em Nova York, deu tão certo que Blanc se manteve como Pernalonga até a morte, em 1989. No Brasil, Mário Monjardim foi responsável pela dublagem do coelho por mais de 20 anos, mas até o humorista Ary Toledo se arriscou na função.

Sempre bom lembrar que a Warner Bros. já esboçava a ideia do Pernalonga em animações anteriores. Antes de 1940, o estúdio colocou vários personagens de coelhos em desenhos, mas nenhum tão peculiar e engraçado quanto o Bugs Bunny. Aliás, por falar no nome, o próprio Mel Blanc dizia que ele havia feito a sugestão, inspirado em Ben “Bugs” Hardaway, um desenhista e diretor da Warner.

Padrinhos à parte, o fato é que o Pernalonga virou sucesso instantâneo. Após quase 80 anos, os traços se modificaram, mas a picardia, a ousadia e a irreverência, que beiram ao irritante, diga-se, continuam afiadas. São mais de 160 curtas-metragens e até um Oscar, em 1958.

Em 1996, o Pernalonga protagonizou seu primeiro longa, ao lado do astro do basquete, Michael Jordan. “Space Jam” foi um blockbuster, com bilheterias de mais de US$ 230 milhões em todo o planeta.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Assista “A Wild Hare”:

Fontes:

– Wikipedia

– folha.uol.com.br

– cbsnews.com

– opovo.com.br

– time.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s