Há 20 anos… dia 10 de dezembro de 1995.
Tem dias que a máxima de Bill Shankly, lendário técnico do Liverpool, resume tudo: “Futebol é muito, muito mais importante.”
Aquele 10 de dezembro de 1995 foi um desses dias. Não somente aos santistas, mas a todos os amantes do futebol.
Ouso dizer que, hoje, com o decantar das lágrimas e da dor, até tricolores cariocas conseguem ver alguma beleza naquela amarga derrota. E digo mais: lá de cima, o velho Nelson Rodrigues aplaudiu de pé a tragédia shakespeariana dramatizada na relva do Pacaembu.
Um épico com um herói de cabelos de fogo. O Messias em forma de craque.
É, para o santista, aquele dia foi tudo. Especialmente para quem não viu nem Pelé, nem a primeira leva de Meninos da Vila, tampouco o título estadual de 1984. Para esses, o 10 de dezembro de 1995 mora no fundo do coração.
Mais do que a vaga à decisão do Campeonato Brasileiro, aqueles 5 a 2 contra o Fluminense deram um sentimento que inúmeras gerações de alvinegros praianos nunca haviam experimentado por seu clube: orgulho.
“A virada sobre o Fluminense, que completa hoje 20 anos, foi o ponto culminante de uma campanha que resgatou a autoestima santista”, escreve o amigo e editor do LANCE!, Valdomiro Neto, sobre aquela tarde/noite mágica no Pacaembu.
E o Paulo Machado de Carvalho, palco de tantas e tantas jornadas históricas do Deus vestindo a 10 do Santos, presenciou, naquele dia, o nascimento do Messias. Também com a 10 às costas, cabelos vermelhos de fogo, Giovanni teve dia de Rei Pelé.
Dois gols, passes para outros três – de Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos -, firmeza e elegância de um novo craque, um novo ídolo. Ali, Giovanni conquistava, para sempre, um posto cativo no coração de todo e qualquer santista.
Especialmente o que esteve entre os 28.090 presentes naquele 10 de dezembro de 1995.
Um dia histórico para o futebol.
O jogo, na íntegra:
Gols e melhores momentos:
Trecho do documentário “Santos, 100 anos de Futebol Arte”:
Fontes e +MAIS:
Maravilha!
Por que o Santos não goleou o Botafogo de 5 igual fez com o Fluminense