Stefan Edberg conquista o primeiro Grand Slam da carreira

Há 30 anos… dia 9 de dezembro de 1985.

Stefan Edberg conquista primeiro Grand Slam da carreira

“Se existe alguém de quem não me importo muito em perder, esse é Stefan. Ele é um grande amigo”.

Mats Wilander é, realmente, um “esportista da mais alta categoria”, como descreveu o site do International Tennis Hall of Fame, o hall da fama do tênis.

Derrotado na final do Australian Open de 1985, no que poderia ser seu tricampeonato na terra do canguru, mostrou grandeza e espírito esportivo. Elegante como só os gigantes são, fez questão de exaltar o novo campeão, o compatriota e amigo Stefan Edberg, que conquistava ali seu primeiro Grand Slam, aos 19 anos de idade.

Um título indiscutível, a começar pela partida final: placar de 3 a 0, com parciais de 6-4, 6-4 e 6-3, em apenas 93 minutos, contando o início interrompido pela chuva. Edberg quebrou Wilander no décimo game do primeiro set, no terceiro do segundo e, por fim, no terceiro e nono do set final. Incontestável.

A caminhada do jovem sueco até a taça teve duelo semifinal épico na grama australiana – o piso permaneceu até 1987, aliás, ano do bi dele -, diante de Ivan Lendl, então número 1 do mundo. Vitória dramática por 3 sets a 2, com 9 a 7 na parcial final!

“Não sei se já joguei tão bem assim em uma partida dessa importância. Não jogo tão bem como naquele quinto set há um bom tempo”, disse Edberg, após o espetacular embate semifinal. Com a taça na mão, o tenista ressaltou a performance na Austrália. “Esse foi um dos grandes torneios da minha vida. Nunca estive tão feliz na minha vida”.

Alguns dias depois, Edberg e Wilander vestiriam a camisa da Suécia para bater a Alemanha Ocidental de Boris Becker na decisão da Copa Davis.

Edberg conquistaria o segundo título na Austrália – e segundo Grand Slam da carreira – em 1987. Já Wilander levaria sua terceira taça em 1988, ano em que papou os troféus também em Roland Garros e no US Open.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A final, na íntegra:

Fontes:

– Wikipedia

– ausopen.com

– nytimes.com

– worldtennismagazine.com

– that1980ssportsblog.blogspot.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s