Caverna do Dragão estreia na TV americana

Há 30 anos… dia 17 de setembro de 1983.

17set13

Ele fez a cabeça de “baixinhos” e “baixinhas” na década de 1980.

Nas manhãs de Xou da Xuxa, todo mundo parava para assistir.

Todo mundo torcia para que Hank, Sheila, Eric, Diana, Presto e Bobby conseguissem sair do Reino e voltar ao mundo normal, lá no parque de diversões. Mas nunca aconteceu!

No Brasil, Caverna do Dragão começou a ser exibido em 1986, no Xou da Xuxa. Depois, na década de 1990, a Globo mostrou outra temporada do desenho na TV Colosso. Hoje, quem era criança nos anos 1980 pode recordar a aventura no canal Gloob.

Dungeons & Dragons, nome original, estreou na rede americana CBS em 17 de setembro de 1983, com o episódio “The Night of No Tomorrow”/”A Noite sem Amanhã”. Nos Estados Unidos, foi exibido entre 1983 e 1986.

Parodiando o nome do capítulo de estreia, Caverna do Dragão pode ser chamado de “O Desenho que não terminou”. Sim, o capítulo final nunca foi ao ar, como conta o produtor Gary Gygax, em entrevista à revista Herói 2000, em novembro de 1999.

Anos depois, o ilustrador brasileiro Reinaldo Rocha pegou o roteiro do episódio final e o transformou em HQ. Veja o resultado aqui.

A série, uma coprodução da Marvel, TSR e Toei Animation, inspirada no jogo de RPG, uma febre no Brasil somente a partir dos anos 1990, tem 27 episódios no total, divididos em três temporadas.

Em “A Noite sem Amanhã”, os meninos chegam ao Reino depois de entrarem na montanha russa no parque de diversões. Encontram o Mestre dos Magos, que lhes dá as armas mágicas: o arco de Hank, a capa de Sheila, o escudo de Eric, o bastão de Diana, o chapéu de Presto e o tacape de Bobby.

Logo, conhecem Tiamat, o dragão de cinco cabeças, e o Vingador, a encarnação de todo o Mal. O episódio segue como toda a série: mágicas mal sucedidas de Presto, momentos de mau humor de Eric, liderança de Hank e preocupação de Sheila com o irmão Bobby.

Caverna do Dragão pode virar filme, mas há uma briga na justiça dos Estados Unidos pelos direitos do desenho. A decisão sai em 2014.

Mas, essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o primeiro episódio de Caverna do Dragão:

Para ver a versão dublada, clique aqui!

Fontes:

– Wikipédia

– IMDb

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s