Beach Boys lançam terceiro álbum

Há 50 anos… dia 16 de setembro de 1963.

16set13

Surfer Girl  foi o terceiro álbum dos Beach Boys. É um marco na história da banda, porque foi o primeiro com a produção de Brian Wilson.

Cabeça e coração dos Beach Boys, Brian assumiu o comando até surtar, em 1967. Seu colapso impediu a conclusão da obra-prima da banda, o disco Smile, álbum que seria lançado somente em 2004.

Em Surfer Girl, podemos notar clara evolução dos meninos californianos. A surf music está lá, claro, a começar pela faixa-título, uma balada com a cara dos Beach Boys. Primeira composição de Brian Wilson, “Surfer Girl” alcançou o número 7 nas paradas americanas. Uma das melhores músicas do grupo, sem dúvida.

A temática da praia e da cultura surf segue presente na maioria das outras músicas, como “Catch a Wave”, “Hawaii” e “Surfers Rule”. Mas há um outro olhar, uma sofisticação no álbum. “The Rocking Surfer”, por exemplo, é uma música instrumental, com belíssimo arranjo de Brian Wilson. Um surf rock diferente e cativante. “Little Deuce Coupe”, lado B do single de “Surfer Girl”, é um ótimo rock e chegou ao 15º lugar nos Estados Unidos.

A canção em que se nota o outro lado dos Beach Boys e, principalmente, de Brian Wilson é “In My Room”. Brian nos mostra a sua “Pasárgada”, onde ele foge da vida e se sente seguro. In this world I lock out/All my worries and my fears/In my room.

Atrás da capa solar, alegre e praiana dos Beach Boys, havia uma mente triste e um coração atormentado. Um gênio que sucumbiu às drogas e à esquizofrenia. Sucumbiu? Por algum tempo, sim. Mas somente por um tempo.

Sem trocadilhos, Surfer Girl é um divisor de águas dos Beach Boys. Foi o início de uma (r)evolução até culminar em Pet Sounds, um dos maiores álbuns da história do rock.

Mas, essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça “In My Room”:

Fontes:

beachboys.com

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.