Martin Luther King discursa para 250 mil em Washington

Há 50 anos… dia 28 de agosto de 1963.

28ago13

(sugestão: leia ao som de “Tributo a Martin Luther King”)

“Há um século, um grande norte-americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinava a Proclamação da Emancipação.”

Diante de mais de 250 mil pessoas, o presidente da Conferência da Liderança Cristã no Sul e representante maior do movimento pelos direitos civis dos Estados Unidos iniciava um dos discursos mais famosos do século 20.

Nos degraus do Memorial de Lincoln, Martin Luther King Jr. evocou o presidente que libertou os escravos, 100 anos antes, em 1º de janeiro de 1863, criou a imagem de um país dividido em “uma ilha isolada de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material” e teve um sonho.

Por exatos 16 minutos, o jovem ministro batista de 34 anos se utilizou de referências à Bíblia para atingir em cheio a multidão que participava da Marcha por Trabalho e Liberdade em Washington.

Com termos do inglês arcaico, como na abertura (“Five score years ago…”, que significa “Há um século…”), King remeteu ao discurso de Abraham Lincoln em Gettysburg.

Em novembro de 1863, ainda em meio à Guerra Civil, o então presidente dos EUA invocou princípios de igualdade da Declaração de Independência. São as palavras mais famosas de Lincoln como presidente e estão registradas no próprio Memorial em Washington, palco do discurso de King.

Voltando ao 28 de agosto de 1963, o discurso chega ao clímax quando o pastor batista, com eloquência e habilidade, projeta uma imagem de esperança, de igualdade racial, um dia em que todos “estarão prontos para dar as mãos e cantar as palavras de uma velha canção negra: ‘Enfim livres, livres enfim. Graças a Deus Todo-Poderoso, nós estamos enfim livres.’”

Êxtase na capital.

Aquele dia, a marcha e o discurso simbolizavam os anseios e os desejos da população negra americana por liberdade e igualdade.

Quase cinco anos depois daquele dia, Martin Luther King seria assassinado em Memphis, no Tenessee.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja a íntegra do discurso de Martin Luther King:

Fontes:

– Livro Líderes e Discursos que Revolucionaram o Mundo – introdução de Simon Sebag Montefiore

– Wikipedia

Anúncios

2 comentários sobre “Martin Luther King discursa para 250 mil em Washington

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s