Primeiro trem-bala do mundo é inaugurado no Japão

Há 50 anos… dia 1º de outubro de 1964.

Primeiro trem-bala é inaugurado no Japão

O relógio marcava precisamente 6 da manhã quando o “Hikari No. 1” deixou a plataforma 9 da estação em Tóquio. Quatro horas depois, o primeiro trem-bala do mundo chegava à Osaka. Uma redução de quase três horas no trajeto de 513 km entre as cidades, antes realizado em cerca de 7 horas. Hoje, o mais moderno Shinkansen – como é conhecido o trem-bala – faz o percurso em duas horas e 25 minutos.

Cinquenta anos depois, o Shinkansen é um ícone do Japão.

A inauguração mostrava ao planeta a essência do povo japonês. Um povo obstinado, forte, disciplinado e que reerguia a Terra do Sol Nascente, ainda abalada pela Segunda Guerra Mundial e as fatídicas bombas de Hiroshima e Nagasaki.

O sonho de um trem ultra veloz vinha desde o final da década de 1930. Fascinados e invejosos com os veículos alemães e britânicos que chegavam a 210 km/h, os nipônicos começaram a estudar as novas tecnologias, impulsionados pela expansão militar e econômica do período pré-guerra.

Projetos chegaram a ser feitos, mas o conflito interrompeu as ambições. No meio dos anos 1950, com o aumento dos passageiros e um certo esgotamento do sistema de trens, o sonho foi resgatado.

O sucesso de um modelo que entrou em funcionamento em 1957 e atingiu 145 km/h deu mais esperança. Em dezembro de 1958, o governo aprovou a construção do primeiro trecho do Shinkansen, entre Tóquio e Osaka. Com a ajuda de empréstimo do Banco Mundial no valor de US$ 80 milhões, as obras foram iniciadas no ano seguinte.

Pouco mais de cinco anos depois, a linha começou a operar, com direito a cerimônia e corte de fita. Na inauguração, houve recomendação para que a velocidade não passasse de 160, apesar de o trem-bala já chegar próxima a 200 km/h.

Kazutaro Oishi, porém, diz que foi além. Oishi conduziu o “Hikari No. 2”, de Osaka a Tóquio, e, ainda que tivesse recebido a orientação para se manter em 160 km/h, desobedeceu! “Nosso mote é criar o melhor trem do mundo. Não podíamos ser os melhores a 160 km/h”, revelou ele, em reportagem do The Japan News, que celebrou o 50º aniversário do trem-bala japonês.

Nove dias depois da inauguração do Shinkansen, o Japão mostrava ao mundo um novo país, na abertura da 18ª edição da Olimpíada.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens da inauguração e dos primeiros trens em funcionamento:

Fontes:

Wikipedia

abcnews.go.com

bbc.com

japantimes.co.jp

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.