Há 120 anos… dia 27 de agosto de 1893.
Peter Quem?
Como escrevi outro dia, a gente descobre coisas fantásticas na internet. Tudo para trazer a você, leitor do efemérides, um fato novo todo dia. Porque todo dia é histórico!
Não fosse por Peter Mitterhofer, talvez esse texto não existisse.
Ele desenvolveu a precursora da máquina de escrever (que ilustra a fan page do efemérides, aliás!).
Peter Mitterhofer nasceu na cidade de Parschins, hoje Parcines, no nordeste da Itália, mas em 1822 parte do Império Austríaco. Mitterhofer é austríaco, portanto.
Carpinteiro, gostava de inventar coisas, principalmente instrumentos musicais, pois não tinha dinheiro para comprá-los.
Um belo dia, Mitterhofer construiu uma máquina de escrever. Claro, não era o objeto que (des)conhecemos hoje. Entre 1864 e 1869, ele montou cinco modelos, dois de madeira e três de metal.
Dois desses modelos foram levados ao imperador Francisco José I, que concordou em subsidiar o invento de Peter. No entanto, técnicos do Instituto Politécnico de Viena não enxergaram valor na máquina de Peter.
Aliás, demorou muito para a máquina de escrever ser levada a sério. A primeira patente oficial data de 1714, quando um engenheiro inglês chamado Henry Mill registrou o invento. A produção, no entanto, começou 160 anos depois, em 1874, pela americana Remington, uma das mais famosas marcas.
Peter Mitterhofer é um dos que contribuíram para o desenvolvimento da máquina de escrever. Apesar da descoberta de desenhos e modelos na antiga casa do carpinteiro, ele ainda é pouco reconhecido por sua grande contribuição na invenção desse objeto, hoje uma peça de museu.
Peça de museu? Tal qual o vinil, parece que a máquina de escrever está voltando. Pergunte a Vladimir Putin!
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja cena do ótimo filme “Encontrando Forrester”, tudo a ver com o post de hoje:
Fontes: