Há 10 anos… dia 29 de agosto de 2005.
Há exatos 10 anos, um dos 5 mais destrutivos furacões atingiu os Estados Unidos.
O Katrina provocou enorme devastação principalmente em New Orleans, onde fez a maioria das quase 2 mil vítimas, na mais letal tempestade desde Okeechobee, em 1928. Cerca de 80% da cidade ficou submergida e mais de 100 mil pessoas tiveram as casas destruídas, em imagens tristes e marcantes.
O ciclone tropical nasceu nas Bahamas em 23 de agosto, data em que o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu o primeiro alerta informando sobre a formação. No dia 25, se aproximou da Flórida, perdendo muita força ao se encontrar com o continente, no dia seguinte.
Em 27 de agosto, o Katrina evoluiu para a categoria 3, depois 4, no dia seguinte, e, finalmente para a categoria 5, em 29 de agosto, quando atingiu os estados do Mississippi, Louisiana e Alabama.
Antes de se aproximar de New Orleans, Ray Nagin, prefeito da cidade chegou a decretar uma evacuação imediata e obrigatória, mas cerca de 150 mil pessoas não conseguiram ou não puderam deixar suas casas. Para elas, o Katrina foi impiedoso.
Imagens com gente em cima dos telhados rodaram o mundo e provocaram comoção. O resgate e a ajuda do governo foram lentos e insuficientes, principalmente nas regiões mais pobres de New Orleans.
Hoje, uma década depois, a cidade se recupera bem do desastre, apesar das inevitáveis cicatrizes.
Dados oficiais dão conta de que o Katrina atingiu uma área de cerca de 233 mil km² do território americano, quase o equivalente ao Reino Unido.
Três anos depois, os Estados Unidos seriam novamente castigados por um ciclone tropical, mas nada comparável ao Katrina. O furacão Ike deixou cerca de 200 vítimas.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Programa de TV sobre o Katrina:
Fontes e +MAIS:
– cnn.com
– vox.com