Há 10 anos… dia 17 de dezembro de 2007.
Foi o melhor ano da carreira do agora ex-jogador Ricardo Izecson do Santos Leite, o grande Kaká.
Uma trajetória iniciada lá em 2001, no São Paulo, e que atingiria o pico há uma década.
Com a camisa 22 do Milan, ele fez de tudo.
Artilheiro (10 gols) e campeão da Liga dos Campeões.
Melhor jogador e campeão do Mundial de Clubes no Japão.
E teve ainda ótima participação na seleção brasileira, com atuações fundamentais nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.
Era certo que o meia-atacante seria escolhido o melhor do mundo pela FIFA. No início de dezembro, já havia sido agraciado com o tradicional prêmio da France Football, o Ballon D’Or, unificado com o da entidade máxima do futebol entre 2010 e 2015 e, desde então, extinto.
Foi uma goleada pra cima de Messi e Cristiano Ronaldo. Kaká teve 1047 votos, contra 504 do argentino e 426 do português, justamente os dois que dominariam o prêmio na década seguinte.
“Conquistei em 2007 muito mais do que eu imaginava. Sonhava com a Liga [dos Campeões], com títulos, mas não pensava ir tão longe. Tudo aconteceu muito rápido e estou bastante feliz. O ano vai ficar marcado profissionalmente e pessoalmente, já que fiquei sabendo que terei um filho em 2008”, disse Kaká, em referência ao primogênito Luca.
O brasileiro – aliás, o último jogador do País a conquistar o prêmio – fez questão de agradecer aos companheiros de Milan. “O grupo é sempre o mais importante. Estou aqui hoje graças ao esforço de todos aqueles que jogam comigo”, ressaltou.
O Brasil foi destaque da noite no Zurich Opera House, em Zurique, na Suíça. Além de Kaká, Marta levou o prêmio de Melhor Jogadora pela segunda vez e Buru foi eleito o melhor no futebol de praia. Pra completar, Pelé recebeu homenagem da FIFA.
A partir do ano seguinte, se iniciaria a polarização do prêmio entre Messi e Cristiano Ronaldo. O atacante português levaria o primeiro em 2008.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O anúncio do prêmio:
Fontes e +MAIS:
Um comentário sobre “Kaká é eleito melhor jogador do mundo”