Morre o ator e diretor Marcos Paulo

Há 1 ano… dia 11 de novembro de 2012.

11nov13

Marcos Paulo Simões foi um dos mais produtivos artistas da TV e do cinema brasileiro, porque, entre outras coisas, começou muito cedo. Aos 5 anos de idade, lá estava ele em frente às câmeras. O pai adotivo, Vicente Sesso, era autor de novelas, ator e diretor, e incentivou o filho a iniciar a carreira na televisão.

“Cresci no meio daquilo, no meio dos marceneiros fazendo cenário, do pessoal fazendo figurino. Ficava com pessoal ensaiando. Com 5 ou 6 anos me botaram em uma peça infantil. Entrei, fiz uma brincadeira. E a coisa continuou”, contou, em entrevista de 2007, ao jornalista Renato Cunha.

E a coisa continuou e não parou mais.

Na televisão, foram quase 40 personagens em novelas e minisséries, além de 16 trabalhos como diretor. Virou galã na novela Carinhoso, em 1973, no papel de Eduardo, e reforçou a fama em outros papéis.

Fez um curso de direção em Nova York, em 1977, e estreou como diretor já no ano seguinte, ao lado de Denis Carvalho e José Carlos Pieri, em um grande sucesso da teledramaturgia brasileira, Dancin’Days, de Gilberto Braga.

Outros destaques na direção foram Roque Santeiro, em 1985, e em minisséries como Carga Pesada e Delegacia de Mulheres. Por muito tempo, se dedicou mais à função de diretor e só retornou à frente das câmeras em 2004, na novela Começar de Novo.

No cinema, atuou em sete filmes e estreou na direção em “Assalto ao Banco Central”, de 2010. Curiosamente, seu último trabalho como ator na vida foi em um longa-metragem. Marcos Paulo faz Ney, o pai de Maria Lúcia (Ísis Valverde), em “Faroeste Caboclo”, lançado em 2013. Na TV, o derradeiro trabalho foi na direção do programa humorístico Os Caras de Pau.

Na vida pessoal, teve cinco casamentos, com as atrizes Renata Sorrah, Flávia Alessandra e Antônia Fontenelle, além da união com as jornalistas Márcia Mendes e Belisa Ribeiro. Teve três filhas, uma delas, Vanessa, fruto de um relacionamento com a modelo italiana Tina Serina.

Em maio de 2011, Marcos Paulo foi diagnosticado com um câncer no esôfago e fez cirurgia para a retirada do tumor.

Cerca de um ano e meio depois, em 11 de novembro de 2012, faleceu por causa de uma embolia pulmonar, aos 61 anos.

Veja matéria da Band sobre a morte de Marcos Paulo:

Fontes:

Wikipédia

Memória Globo

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.