Morre o baterista Mitch Mitchell

Há 5 anos… dia 12 de novembro de 2008.

12nov13

“Mitchell foi uma força poderosa no primeiro álbum da banda de Hendrix, Are You Experienced?, assim como nos outros discos, Electric Ladyland e Axis: Bold As Love. Ele tinha um estilo explosivo na bateria, que pode ser ouvido em músicas contundentes, como ‘Fire’ e ‘Maniac Depression’”.

O obituário do jornal britânico The Times não deixa dúvidas sobre a importância de John Ronald “Mitch” Mitchell na Jimi Hendrix Experience, a banda do Pelé da guitarra.

A história de Mitch Mitchell com Jimi Hendrix começa em outubro de 1966, quando a banda é formada, em Londres, um mês depois da chegada do guitarrista à Inglaterra. Ele fez um teste rápido e logo foi aprovado.

Mitchell tinha sintonia perfeita com Hendrix. Os dois costumavam gravar sozinhos no estúdio por horas e protagonizavam momentos memoráveis no palco. Sem deixar de mostrar seu estilo forte e marcante, o baterista fornecia a base perfeita para o gênio da guitarra brilhar.

Nascido em 9 de julho de 1947, em Ealing, na Inglaterra, Mitchell chegou a ser estrela de TV quando criança. Participou de um programa infantil e ainda fez papel principal em um filme, já na adolescência.

A carreira na música começou nos anos 1960. Ganhou experiência e manha de palco como músico contratado de várias bandas britânicas, como Frankie Reid and the Casuals, Johnny Harris and the Shades, The Pretty Things, Bill Knight & The Sceptres, entre outras. Ainda participou de sessões de estúdio com o The Who, na época em que a banda substituía Doug Sandom pelo icônico e lendário Keith Moon.

Sua formação veio do jazz e as influências foram os grandes bateristas do estilo musical, como Elvin Jones, do quarteto de John Coltrane, Max Roach e Joe Morello, que tocou no quarteto de Dave Brubeck.

Durante os quatro anos na Jimi Hendrix Experience, Mitch Mitchell também tocou com grandes feras da música, como Eric Clapton, John Lennon, Jeff Beck, Muddy Waters e os Rolling Stones. Com os Stones, aliás, participou do psicodélico Rock and Roll Circus, um show performático que os britânicos realizaram em 1968 e que contou com ilustres nomes do rock.

Depois da morte de Hendrix, em 1970, Mitchell se recolheu e passou a tocar ocasionalmente. Partiu homenageando o parceiro, em turnê de 2008, ao lado de vários nomes importantes do rock e do blues, como Jonny Lang, Buddy Guy e Billy Cox, baixista que chegou a tocar na Jimi Hendrix Experience. Mitch Mitchell morreu de causas naturais, em Portland, nos Estados Unidos.

No dia 12 de novembro de 2008, a formação original da Jimi Hendrix Experience se refez. Certamente, Jimi Hendrix e Noel Redding (morto em 2003) ansiavam pela potência de Mitchell para iniciar a jam!

Ouça “Fire”, ao vivo:

Fontes:

– The Times

– Wikipedia

Anúncios

Um comentário sobre “Morre o baterista Mitch Mitchell

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s