Há 5 anos… dia 13 de agosto de 2008.
O primeiro de 247 jogos oficiais.
A primeira de 179 vitórias.
A primeira de 99 vitórias em casa.
Pep Guardiola iniciou sua histórica e vitoriosa passagem pelo Barcelona com uma goleada diante de quase 57 mil torcedores no Camp Nou.
Em 13 de agosto de 2008, ele comandou o time na vitória por 4 a 0 sobre o Wisla Cracóvia, da Polônia, na fase de classificação da Liga dos Campeões. Com gols de Eto’o (2), Xavi e Henry, o Barça passeou em campo e fez boa vantagem no jogo de ida. Na volta, em 26 de agosto, a derrota por 1 a 0 foi insuficiente para tirar a equipe azul-grená do caminho para o título da Champions na temporada 2008/2009.
A taça na maior competição de clubes da Europa foi apenas uma das seis de Guardiola em sua primeira temporada como técnico do clube catalão. Além da Liga dos Campeões, o Barça levou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rey, a Supercopa Espanhola, a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes. Recorde absoluto em toda a história do futebol.
Pep Guardiola é, disparado, o técnico mais vitorioso do Barcelona, com 14 conquistas em 19 torneios disputados. Johan Cruyff, por exemplo, levou sete troféus para casa como treinador do clube.
O aproveitamento de Pep é de 78,8% (247 partidas oficiais, 179 vitórias, 47 empates e 21 derrotas). Sob o seu comando, o time anotou 638 gols e levou 181, uma média de 2,58 gols por jogo.
O dado mais impressionante vem em caixa alta: O BARCELONA TEVE MAIS POSSE DE BOLA QUE O ADVERSÁRIO EM TODOS OS JOGOS SOB O COMANDO DE PEP GUARDIOLA. TODOS OS 247 JOGOS!
Mais do que a frieza dos números, o time de Guardiola elevou o futebol ao status de arte. Sob sua batuta, Messi rendeu tudo e mais um pouco. Virou goleador, mortal, garçom e cerebral. Um artista da bola.
O Barcelona de Guardiola está entre os maiores times de todos os tempos. Ponto.
“Longa é a arte, tão breve a vida”, diria o maestro Tom Jobim.
Cinco anos depois, Pep está à frente de outro grande do futebol mundial, o Bayern de Munique. Apesar de goleadas impressionantes nos amistosos de pré-temporada, amargou uma derrota na estreia oficial pelo time bávaro: 4 a 2 para o Borussia Dortmund, na final da Supercopa da Alemanha, em 27 de julho.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Os gols e os melhores momentos da estreia de Guardiola no Barcelona:
Fontes:
– uefa.com