“A Última Tentação de Cristo” estreia nos EUA

Há 25 anos… dia 12 de agosto de 1988.

12ago13

Martin Scorsese é um diretor de cinema com um olhar cru sobre o mundo. Violência, crime, dinheiro, entre outros, são temas recorrentes em sua obra.

Em 1988, já conhecido por extraordinários trabalhos como “Taxi Driver” e “Touro Indomável”, Scorsese resolveu mexer em terreno pantanoso: a religião.

O diretor foi além: pegou o controverso livro “A Última Tentação de Cristo”, do escritor grego Níkos Kazantzákis, e adaptou a história para a tela. O livro de 1951 conta a vida de Jesus de forma crua.

Na história, não há mitificação da figura do homem de Nazaré. Ele é um carpinteiro que faz cruzes usadas pelos romanos para crucificar os inimigos. Seu conflito interior é ser um judeu que ajuda os romanos a matar outros judeus. No entanto, segue seu trabalho por pressentir que seria o escolhido por Deus.

Em breve resumo, ele foge para o deserto, acompanhado por Judas, para quem Jesus dá uma missão. No retorno, convencido de que é o escolhido por Deus, salva Maria Madalena do apedrejamento e inicia sua pregação. É preso e crucificado.

Tanto o livro quanto o filme foram duramente criticados pela Igreja e por muitos cristãos, já que negam conceitos da Bíblia e o próprio Cristianismo. Há cenas fortes no filme, como a que Jesus faz sexo com Maria Madalena, em uma visão de um sonho satânico.

No longa-metragem de Martin Scorsese, Willem Dafoe interpreta Jesus, enquanto Barbara Hershey faz Maria Madalena. Destaque curioso para a participação de David Bowie como Pôncio Pilatos.

“A Última Tentação de Cristo” foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 1989, mas, mais uma vez, Scorsese não levou o prêmio, como havia acontecido em 1980, com “Touro Indomável”.

Scorsese ganharia seu primeiro e único Oscar como diretor somente em 2006, por “Os Infiltrados”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o trailer de “A Última Tentação de Cristo”:

Fontes:

IMDb

Wikipédia

Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s