Ketleyn Quadros leva 1ª medalha individual feminina do Brasil em Olimpíadas

Há 5 anos… dia 11 de agosto de 2008.

11ago13

Um bronze histórico.

Ao derrubar a australiana Maria Pekli no tatame do Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim, a jovem brasiliense Ketleyn Quadros, de 20 anos, escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Ela se tornou a primeira mulher do País a conquistar uma medalha olímpica em esportes individuais.

A medalha de bronze na categoria leve (57 kg) é, também, a primeira conquista feminina no judô brasileiro em Jogos Olímpicos.

Para chegar até Pequim, Ketleyn Quadros teve de superar uma adversária de peso nas seletivas nacionais: Danielle Zangrando, a primeira brasileira medalhista em campeonatos mundiais de judô.

No tatame, nem tanto, pois uma lesão de Zangrando facilitou o trabalho de Ketleyn, que venceu todas as lutas. Mas, nos bastidores, a experiente judoca fez pressão para que a treinadora Rosicléia Campos a levasse aos Jogos de Pequim. Sem efeito.

A novata foi à China e, cinco lutas depois, subiu ao pódio para entrar na história.

No primeiro embate, a brasileira passou pela sul-coreana Sin-Young Kang. A derrota para a holandesa Deborah Gravenstijn na segunda luta fez Ketleyn ir à repescagem. Sem se intimidar, ela venceu a experiente espanhola Isabel Fernandez, campeã olímpica em Sydney-2000 e mundial em Paris-1997, no golden score.

Na decisão da repescagem, uma luta dura contra a japonesa Aiko Sato, mas finalizada por Ketleyn com um lindo ippon, o golpe perfeito. A medalha de bronze veio depois de combate truncado diante da australiana Maria Pekli. No final, a brasileira resolveu a parada com mais um golpe perfeito.

“Tudo aconteceu muito rápido, não sei explicar. Quando ganhei, não acreditei”, disse Ketleyn Quadros, depois da histórica conquista.

Na mesma Olimpíada de Pequim, 11 dias depois, a saltadora Maurren Maggi conquistaria o primeiro ouro olímpico individual feminino do Brasil.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

UOL Esporte

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.