Argentina vence o Brasil e conquista a I Copa Pelé

Há 30 anos… dia 18 de janeiro de 1987.

Argentina vence o Brasil e conquista a primeira Copa Pelé

Buticce.

Eis o nome de nosso “carrasco” na final da I Copa Pelé de Futebol Sênior, 30 anos atrás, no estádio do Pacaembu. O argentino fechou a meta e impediu uma porção de chances brasileiras, principalmente nas insinuantes e potentes cobranças de falta de Rivellino, o grande craque do time.

Então, Feldman aproveitou a única oportunidade hermana, em falha do grande Djalma Dias, para marcar o gol do título para a Argentina.

Mas, peraí, éfemello, o que foi a Copa Pelé?, pergunta o jovem leitor. Justo.

Copa Pelé – ou Mundialito de Seniores – foi um torneio maravilhoso nascido do idealismo e da paixão do fantástico Luciano do Valle, com a chancela (e nome!) do Rei do Futebol.

A Copa nasceu do sucesso da seleção brasileira de masters, criada pelo narrador e empresário, que também era o treinador do time.

“A ideia era mostrar que o Brasil ainda tinha jogadores que podiam demonstrar habilidade. As pessoas estavam ávidas por bons jogos. Os estádios eram sempre lotados. Então, começamos a enfrentar países, como Argentina e Uruguai, até que decidimos juntar seleções campeãs do mundo para a Copa Pelé”, contou o saudoso Luciano, em reportagem da revista Trivela, em fevereiro de 2007 – link abaixo.

De 4 a 18 de janeiro de 1987, Brasil, Argentina, Uruguai, Itália e Alemanha Ocidental protagonizaram grandes jogos na primeira Copa Pelé. O Rei atuou somente na estreia, vitória de 3 a 0 sobre os italianos, no Pacaembu.

A seleção empataria sem gols com o Uruguai no segunda jogo, perderia dos futuros campeões no terceiro (3 a 1) e viveria uma épica jornada diante dos alemães na rodada final. Virada espetacular por 2 a 1, debaixo de um temporal na Vila Belmiro.

Na final, como já foi dito, Buttice trancou o gol e os rivais fizeram a festa no estádio Paulo Machado de Carvalho. “Devemos metade da vitória ao Buttice”, disse o técnico argentino Faraone, à revista Placar, edição de 26 de janeiro (link abaixo).

O jeito foi esperar dois anos pra celebrar o primeiro título. Não teve pra ninguém em 1989. Reforçada de cracaços como Mário Sérgio, Luís Pereira, Nunes, Cláudio Adão, Zenon, entre outros, a seleção atropelou todo mundo e conquistou a II Copa Pelé.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

OBS.: foto do post com página da revista El Gráfico.

Melhores momentos e o gol argentino:

Jogo contra a Alemanha:

Estreia contra a Itália:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Folha

– Wikipedia(espanhol)

– trivela.uol.com.br(1)

– trivela.uol.com.br(2)

– Revista Placar

– rsssfbrasil.com

– eternoscampeoes.wordpress.com

– enunabaldosa.com

Anúncios

2 comentários sobre “Argentina vence o Brasil e conquista a I Copa Pelé

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s