Morre Vavá, o “Peito de Aço”

Há 15 anos… dia 19 de janeiro de 2002.

Morre Vavá, o "Peito de Aço"

Ah, os maravilhosos apelidos  do futebol de antigamente!

Esse não vai pra conta de Nelson Rodrigues ou Mário Filho.

Foi o mítico locutor paulistano Geraldo José de Almeida o criador do “Peito de Aço” para Edvaldo Izidio Neto, pernambucano de Recife que brilhou em Sport, Vasco, Palmeiras, Atlético de Madrid e, principalmente, na seleção brasileira.

Em 21 jogos com a camisa canarinho, 15 gols.

Nove em duas Copas do Mundo. Repito: 9 em duas Copas do Mundo!

Na Suécia, entrou no time na segunda partida, o empate sem gols com a Inglaterra.

No terceiro jogo, contra os temidos soviéticos, faria parte da linha de ataque inesquecível, histórica e imparável: Garrincha, Pelé, Vavá e Zagallo.

Se o gênio das pernas tortas foi o dono do jogo, colocando os “joões” da URSS pra dançar, Vavá decidiu a parada, anotando os dois gols da celebrada vitória.

O primeiro depois de primoroso passe de Didi, que o centroavante completou com chute no canto esquerdo do lendário Lev Yashin.

Já o segundo lhe rendeu o apelido de Geraldo José de Almeida. Contam André Kfouri e PVC no livro Os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos:

“Pelé iniciou a jogada na entrada da área. A bola sobrou à frente de Vavá, um pouco mais longe do que ele gostaria. Ele não teve dúvida: lançou-se num carrinho e dividiu com o zagueiro, que entrou sem dó. A bola foi parar na rede soviética, e Vavá comemorou mancando, por causa de um corte na perna esquerda. Os rasgos, na defesa adversária e na própria perna, inspiraram o apelido que homenageia a raça e a coragem do centroavante que entrou para a história das Copas do Mundo.”

Vavá ficaria de fora do renhido duelo diante de País de Gales, substituído por Mazzola, a quem colocara no banco. Retornaria, ainda machucado, contra a França, na semifinal, para abrir o placar da goleada por 5 a 2, em gol plástico para estufar as redes de Abbes.

Na decisão diante dos suecos, o camisa 20 simplesmente faria os dois da virada, em lances praticamente iguais: Garrincha cruza e Vavá se estica para colocar a bola no fundo do gol de Svensson. Finalizou a campanha do primeiro título mundial do Brasil com 5 gols, um a menos que Pelé.

No bicampeonato no Chile, quatro anos depois, ele foi titular absoluto em todos os 6 jogos. Decisivo em três, justo naquele famoso momento em que a onça bebe água! Nas quartas, 1 gol nos 3 a 1 contra os ingleses. Na semifinal, 4 a 2 diante dos anfitriões chilenos, mais 2 tentos.

Pra completar, mais um gol na final contra os tchecos, o terceiro dos 3 a 1 no estádio Nacional, em Santiago. Com isso, Vavá se tornou o primeiro jogador da história a marcar em duas finais de Copa do Mundo – depois viriam Pelé, Zidane e Breitner.

Posteriormente, já no Atlético de Madrid, ele seria o primeiro atleta em um clube estrangeiro a servir a seleção brasileira.

Este foi Vavá “Peito de Aço”, “atacante destemido de dois Mundiais inesquecíveis”, como escreveria o igualmente inesquecível Armando Nogueira, em coluna-homenagem pela partida do centroavante.

Gols de Vavá em 1958 e 1962:

Especial da TV Cultura pelos 50 anos de Vavá:

Fontes e +MAIS:

– Wikipédia

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

– esporte.uol.com.br

– globoesporte.globo.com

– ripfutebolclube.com

– terceirotempo.bol.uol.com.br

– flavioramalho.blogspot.com.br

– tardesdepacaembu.wordpress.com

3 comentários sobre “Morre Vavá, o “Peito de Aço”

  1. A minha mãe diz que Vava é tio dela, diz que ele saiu de casa para jogar no Rio de Janeiro e se tornou um grande jogador. Até hoje ela tem dúvidas se realmente este jogador reconhecido como peito de aço é tio dela. Ela morou em Goiana Pernambuco.
    Esse tio dela que se chama Vava nunca deu notícias. A mãe dele morreu sem saber nada dele. Ele nunca deu notícias pra ela. Nós temos muita vontade de saber se ele era mesmo nosso tio.

  2. Boa tarde, caro NETO.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Você tem esses documentos?
    Em todas as fontes, o registro de nascimento de Vavá é Recife.
    Agradeço se tiver as provas e enviar aqui no efemérides.
    Mais uma vez, obrigado!
    Abraço,
    Fernando.

  3. Negativo , Vavá Nasceu em Lagos dos Gatos – Pernambuco antigamente era muito comum as pessoas escoderem sua origem . inclusive temos provas documetais

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.