Primeiro voo de balão é realizado na França

Há 230 anos… dia 21 de novembro de 1783.

21nov13

Você sabia que o criador do balão de ar quente é brasileiro?

Sim. Foi Bartolomeu de Gusmão, padre e naturalista nascido em Santos, quem demonstrou, oficialmente e pela primeira vez, o funcionamento do balão. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, Bartolomeu apresentou a criação para o rei João V e a corte portuguesa. No dia 8 de agosto de 1709, em Lisboa, ele colocou um pequeno balão a 4,5m de altura do solo.

A partir daquele dia, o progresso do balão de ar quente continuou. Muitos nomes contribuíram, mas, sem dúvida, foram os irmãos franceses Joseph-Michel e Jacques-Étienne Montgolfier os mais importantes para o processo de evolução do invento.

Fabricantes de papel, fundadores da Canson, que existe até hoje, eles queriam dar nova utilidade para o produto e começaram a fazer experimento. Em julho de 1783, lograram êxito ao suspender um balão com animais a bordo. Algumas experiências com animais depois e os irmãos realizam novo feito: o primeiro voo tripulado (mas preso a cordas), com Étienne a bordo, em outubro do mesmo ano.

Estava chegando o dia de um voo livre e tripulado.

E este dia foi 21 de novembro de 1783.

Após treinos e estudos para sentirem como o balão se comportaria livre de corda, o químico e físico Jean-François Pilâtre de Rozier e o Marquês François D’Arlandes viajaram por 25 minutos e quase 10 km, alcançando mais de 900 metros de altura sobre Paris.

Com um modelo feito pelos irmãos Montgolfier um ano antes, a dupla celebrou o feito bebendo champanhe, iniciando assim uma tradição que se estendeu até os dias de hoje.

Vinte dias depois, em 1° de dezembro, foi realizado o primeiro voo tripulado de um balão a gás.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja a história do balão de ar quente:

Fontes:

– Wikipedia

– todayifoundout.com

– 360graus.terra.com.br

Fala!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.