Há 125 anos… dia 20 de novembro de 1888.
Feriado? Descanso? Que nada!
Como “todo dia é histórico”, o efemérides bate o ponto em toda e cada alvorada, faça chuva, sol, neve ou granizo.
E exatamente neste 20 de novembro, há 125 anos, a máquina que controla a labuta de trabalhadores no mundo todo foi patenteada nos Estados Unidos.
O invento nasceu da cabeça de Willard Bundy, um joalheiro de Auburn, em Nova York. Bundy criou um relógio capaz de contabilizar as horas trabalhadas dos empregados. A máquina eliminava a necessidade de vigilantes dos trabalhadores, algo muito comum em fábricas e indústrias no final do século 19.
Uma forma de controle para os patrões, mas, ao mesmo tempo, uma arma para os trabalhadores, que agora tinham o registro exato do tempo no batente.
Pouco depois de receber a patente do relógio de ponto, Willard e o irmão, Harlow, criaram a Bundy Manufacturing Company e começaram a produção em massa da engenhoca. Com a Revolução Industrial no auge de seu segundo ciclo, o negócio prosperou.
Em 1900, a companhia, junto com outros dois negócios, se estabeleceu como International Time Recording Company (ITR). Posteriormente, uma fusão entre várias companhias criou a Computing Tabulating Recording Company (CTR), que mudaria o nome para IBM (International Business Machines) em 1924.
De volta ao relógio de ponto, muita coisa mudou do surgimento até os dias de hoje. O primeiro modelo eletrônico apareceu somente em 1990. Atualmente, o relógio é todo digital e não há mais cartão para carimbar, mas um papel impresso com as informações do expediente. Além disso, os dados são armazenados em um banco conectado a um computador.
Willard Bundy teve outros inventos patenteados, como um modelo de máquina de somar, em 1905. Ele morreu em 1907.
Mas essa história fica pra outro dia (de trabalho!)… Porque todo dia é histórico.
Veja Charles Chaplin batendo cartão em “Tempos Modernos”:
Fontes:
Bom dia, caro Marivaldo.
Infelizmente, não temos como te ajudar!
Não temos conhecimento profundo do assunto. Sugiro que consulte algum fabricante ou antiquário.
Obrigado pelo contato.
Abraço,
Fernando.
Olá amigos tenho um relógio de ponto parecido com o da foto de abertura, como posso descobrir a sua idade? Tenho fotos bem detalhadas da peça.