Há 45 anos… dia 29 de maio de 1971.
You just call out my name
And you know wherever I am
I’ll come running, oh yeah baby
To see you again
Winter, spring, summer or fall
All you got to do is call
And I’ll be there, yeah, yeah, yeah
You’ve got a friend
“Você tem um amigo”. No caso de James Taylor, uma amiga.
Pois ele deve agradecimento eterno pelo maior hit de sua carreira a uma amiga. Foi Carole King a escultora de “You’ve Got a Friend”. Na verdade, em tese, porque, segundo a própria, foi a canção que “baixou” nela!
“Escrever a música foi o mais próximo de pura inspiração que já experimentei. Ela se compôs sozinha. Foi escrita por algo fora de mim, através de mim”, disse a compositora de incontáveis hits do pop.
“You’ve Got a Friend”, aliás, faz parte da grande obra-prima de hits de sua carreira, o álbum Tapestry, lançado em fevereiro de 1971. Para a revista Mojo, a faixa é o coração do disco.
Com autorização de Carole King, James Taylor a gravou e lançou. Primeiro no álbum Mud Slide Slim and the Blue Horizon, em março. Depois, no single que tem “You Can Close Your Eyes” no lado B.
Ele tinha ouvido a amiga cantar ao vivo em 1970, no Troubador, em Los Angeles. Ficou absolutamente encantado com letra e melodia.
É a canção pela qual James Taylor sempre será lembrado.
Seu único #1 nos Estados Unidos em toda a carreira, “You’ve Got a Friend” também lhe rendeu o Grammy de Melhor Performance Vocal Masculina Pop em 1971. Na mesma edição, venceu o prêmio maior, o de Canção do Ano, destinado, claro, para Carole King.
Coincidentemente, Roberta Flack e Donny Hathaway lançaram a sua versão no mesmo dia em que Taylor. Até hoje, já foi regravada por muitos artistas, como Dusty Springfield e Michael Jackson.
Em 1994, James Taylor ajudou o amigo Homer Simpson a se safar de um problema no Espaço, no episódio “Homer Astronauta”, de Os Simpsons.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“You’ve Got a Friend”, no vinil:
Fontes: