Primeira estação de energia elétrica do mundo é aberta

Há 135 anos… dia 4 de setembro de 1882.

Thomas Edison disse: “faça-se a luz!”. E então fez-se a luz!

Por volta das três da tarde de 4 de setembro de 1882, o inventor acionou a alavanca da Pearl Street Station e pronto: mais de 3.000 lâmpadas elétricas se acenderam, iluminando ruas e prédios de alguns quarteirões de Manhattan – incluindo a famosa Wall Street, futuro centro financeiro do planeta.

A primeira estação de energia elétrica do mundo estava oficialmente aberta. A era da energia a gás estava com os dias contados.

Visionário, Edison já estava explorando as possibilidades de introduzir e de oferecer a energia elétrica ao público. Em 1881, em Londres, o americano demonstrara com sucesso a utilidade da lâmpada elétrica para o público.

No início de 1882, por meio da Edison Illuminating Company, criada em 1880, Edison começou a construção da estação em Lower Manhattan. O objetivo era disponibilizar energia elétrica para iluminação pública e também para consumo da população em geral.

A Pearl Street Station contava com seis dínamos de quase 30 toneladas cada, conhecidos como “Jumbo”, por causa de um famoso elefante de circo de Nova York (foto do post). Cada um tinha a capacidade de gerar 100 kWs (quilowatt) de eletricidade, carga suficiente para acender mais de mil lâmpadas na época.

Para tudo dar certo, Edison formou técnicos em eletricidade e realizou inúmeros testes antes do grande dia.

Foi um sucesso. Ao final daquele ano de 1882, a empresa contava com 513 clientes se utilizando da energia gerada pela Pearl Street Station.

A Edison Illuminating Company passaria de mãos e hoje, sob o nome Con Edison, atende mais de três milhões de clientes nos Estados Unidos.

No Brasil, a história começou em 1883, quando o primeiro serviço público de iluminação elétrica foi inaugurado, no Rio de Janeiro, com a presença de D. Pedro II.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo da PBS sobre a Pearl Street Station:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– ethw.org

– nypost.com

– archlighting.com

– globaledison.com

– gizmodo.com

– theinstitute.ieee.org

– moneyweek.com

– behindthescenes.nyhistory.org

– tecmundo.com.br

 

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s