Americano é campeão da Taça Guanabara

Há 15 anos… dia 28 de abril de 2002.

Até 2002, nenhum clube do interior do estado havia faturado a Taça Guanabara, o famoso primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro.

Naquele ano, então, exatos 15 anos atrás, o Americano Futebol Clube quebrou a escrita e faturou o mais importante título de sua História hoje centenária (102 anos, pra ser exato).

A vitória por 2 a 1 diante do Vasco foi celebrada com invasão de campo e alguma confusão no estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes.

A tomada do gramado, por motivos óbvios, ou seja, a conquista. Já o bafafá se deu por causa da arbitragem de Edílson Soares da Silva.

Os cruzmaltinos chiaram muito após o gol da virada, de Luciano Viana, autor também do tento de empate. Segundo os vascaínos, houve impedimento e falta do atacante do Americano no lance. O homem de preto ignorou os apelos e validou o gol.

Antes, a digníssima excelência já havia escutado reclamações, só que do outro lado, dos donos da casa, que pediram pênalti do goleiro Helton em Wellington, aos 29 minutos de jogo. Menos de 10 minutos depois, aos 38, Romário abriu o placar, após passe de Léo Moura.

A tarde, porém, seria de Luciano Viana. Primeiro, ele igualou o duelo, após boa jogada de Pelica, que cruzou da esquerda para o atacante marcar, aos 20 da etapa final.

Apenas três minutos depois, Viana fez o da virada, em lançamento de Wederson. O jogador do Americano avançou, deu um chega pra lá no defensor do Vasco, escapou de Helton, que havia deixado a baliza, e tocou para o gol livre. Na comemoração, tirou a camisa e foi abraçado pelos reservas.

O triunfo levou o Americano aos 23 pontos, dois a mais que o próprio Vasco, e garantiu a inédita taça ao clube.

A equipe surpreenderia novamente e conquistaria a Taça Rio. Na finalíssima do campeonato, no entanto, perderia a disputa em dois jogos contra o Fluminense.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Gols do jogo:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– Wikipédia

– bolanaarea.com

– sidneyrezende.com

– futrio.net

– terra.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s