Há 35 anos… dia 5 de setembro de 1982.
Evento: Festival Rock no Parque.
Data: 5 de setembro de 1982.
Local: Arena de Rodeio do Parque de Exposições de Patos de Minas (MG).
Três décadas e meia atrás, surgia uma das mais emblemáticas bandas do rock brasileiro, uma das grandes da História da nossa música.
Senhoras e senhores, Legião Urbana!
Na primeira apresentação, já estavam Renato Russo (vocais e baixo) e Marcelo Bonfá (bateria). Pra completar, Paulo Paulista (teclado) e Eduardo Paraná (guitarra).
No repertório, algumas canções que virariam hits, como “Que País É Este”, “Química” e “Música Urbana 2”.
Na memória, uma jornada marcante, de aventura e tensão, como lembra Phillipe Seabra, da Plebe Rude, no ótimo documentário “Rock Brasília: Era de Ouro” (trecho abaixo). A Plebe, aliás, era o grupo da Capital Federal e uma das principais atrações do festival.
Seabra reconta a viagem de mais de 7 horas do Planalto Central até o Noroeste mineiro. E recapitula a angustiante detenção da polícia militar, logo após o show.
No Brasil ainda sob o regime militar, os “hómi” queriam saber daqueles moleques malvestidos e petulantes o porquê das letras ácidas, em especial de “Música Urbana 2” (Os PMs armados/vomitam música urbana) e de “Vote em Branco” (Seja alguém, vote em ninguém!).
Ao final do enervante enquadro da PM, que teve até tapa na cara de Renato Russo, um superior sentenciou: “Peguem o primeiro ônibus de volta pra Brasília”.
De volta à capital, a Legião seguiria se moldando até chegar à formação clássica, fato que aconteceria em março de 1983, quando Dado Villa-Lobos assumiu a guitarra.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Em tempo: a foto do post é ainda da época do Aborto Elétrico, banda que terminou pouco antes do festival em Minas. Para saber mais, clica nos links e veja os vídeos!
Matéria da Rede Minas:
Renato Russo fala sobre o show:
Trecho do documentário “Rock Brasília”:
Fontes e +MAIS: