União Soviética lança espaçonave para pousar em Marte

Há 45 anos… dia 28 de maio de 1971.

União Soviética lança espaçonave para pousar em Marte

Seis anos depois de a Mariner 4 ter registrado as primeiras imagens do Planeta Vermelho, a União Soviética lançava ao espaço a Marte 3, que se tornaria a primeira a atingir o solo marciano com êxito.

Soviéticos e americanos já vinham em uma “disputa” por Marte há algum tempo, parte do enredo que marcou a Guerra Fria. Além da bem-sucedida missão da Mariner 4, os Estados Unidos conseguiram outras vitórias em jornadas posteriores. Já a URSS pouco tinha alcançado além de chegar perto da órbita de Marte.

Então, em 1971, a agência espacial soviética enviou dois módulos em um intervalo de 10 dias.

Em 19 de maio, a Marte 2 foi lançada. Parte da sonda conseguiu entrar em órbita em 27 de novembro, mesmo dia em que outra parte falhou em pousar no planeta (apesar de ter se tornado o primeiro objeto a tocar o solo marciano).

Nove dias depois, a Marte 3 partiu. Entrou em órbita em 2 de dezembro. No mesmo dia, o pouso suave, em parte plana entre a região de Electris e Phaetontis. Infelizmente, os equipamentos de transmissão funcionarem somente por 20 segundos, registrando apenas uma imagem. A causa, provavelmente, foi uma forte tempestade de areia.

Em abril de 2013, a NASA anunciou que uma espaçonave em órbita por Marte pode ter localizado partes da Marte 3 na superfície do Planeta Vermelho. A câmera registrou imagens que podem ser o paraquedas, foguetes, o protetor de calor e o módulo que pousou.

Duas décadas e meia após a Marte 3, a NASA lançou a Mars Pathfinder, que tinha como novidades os robôs Sojourner, capazes de percorrer a superfície marciana com eficiência. Em certo dia da missão, eles foram “acordados” com “Coisinha do Pai”, samba de Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos, lançado por Beth Carvalho em 1979.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo da agência espacial soviética sobre as missões de Marte 2 e Marte 3:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– jpl.nasa.gov

– gizmag.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.