Primeiro filme sonoro brasileiro estreia em São Paulo

Há 85 anos… dia 2 de setembro de 1929.

O MAIOR ACONTECIMENTO CINEMATOGRAPHICO DE 1929!, dizia o anúncio publicado no Estadão em 1º de setembro.

E não era para menos. Afinal, o primeiro filme sonoro brasileiro estrearia em São Paulo no dia seguinte.

“Acabaram-se os Otários” estreou em 2 de setembro de 1929, no cinema Santa Helena, com recorde de bilheteria. Ficou em cartaz por 52 dias e depois transitou por outras salas da capital paulista, até sair de cena, em 28 de fevereiro de 1930. Também foi exibido no Rio de Janeiro, onde debutou em 26 de setembro.

Com direção e roteiro de Luiz de Barros, o longa-metragem tem trama baseada em livro de Menotti del Picchia. Conta a história de dois caipiras e um colono italiano recém-chegados em São Paulo. Enganados por gatunos e malandros da grande cidade, acabam sem dinheiro e precisam retornar ao interior paulista.

O filme teve ótima recepção de público, que lotou as salas paulistanas nos meses de exibição, mas recebeu críticas negativas de parte da imprensa da época. Octávio de Faria, por exemplo, escreveu no jornal O Fan, especializado em cinema: “É incrível de patetice, de idiotices, de abobalhamento”.

Já a revista Fon-Fon!, do Rio, reconheceu que o longa tinha enredo pobre e que retratava a vida paulistana, mas teceu elogios às canções: “O enredo vale pouco, já o dissemos, mas as canções, caracteristicamente nacionais, encantaram o numeroso público que viu o film”.

A trilha, aliás, conta com músicas famosas do cancioneiro brasileiro, como “Bem te vi” e “Sol do sertão”, do compositor Paraguaçu, além de “Carinhoso”, do mestre Pixinguinha.

“Acabaram-se os Otários” foi a grande inspiração para Mazzaropi, o mais ilustre caipira da história do Cinema Brasileiro.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja um trecho de “Acabaram-se os Otários”:

Fontes:

Wikipédia

Acervo Estadão

socine.org.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s