Vila Sésamo estreia na televisão brasileira

Há 45 anos… dia 12 de outubro de 1972.

Garibaldo, Gugu, Juca, Gabriela, Ana Maria, Antônio, Seu Almeida, Funga-Funga, Mágico, Edifício, Professor Leão, Cuca, Bruno, Elmo, Beto, Cacto, Come-Come…

O Dia das Crianças de 1972 foi muito especial!

Quarenta e cinco anos atrás, o Brasil conheceu a magia de Vila Sésamo.

Coprodução de Cultura e Globo e inspirado na Sesame Street americana – criação da Children´s Television Workshop (CTW) -, o programa foi o primeiro a trazer a educação para a telas da TV.

Uma ideia de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, à época diretor da Central Globo de Produções, em parceria com Claudio Petraglia, diretor da Cultura. As duas emissoras dividiram a elaboração do programa até 1974, quando o canal dos Marinho assumiu de vez o controle (até o final, em março de 1977).

Ainda que a estreia tenha acontecido no mesmo ano em que as cores chegaram à televisão brasileira, Vila Sésamo era produzido e exibido em preto-e-branco. As crianças da época ficavam curiosíssimas em saber as cores dos simpáticos personagens!

Aliás, no Brasil eles tinham tonalidades diferentes da versão original. Garibaldo, o protagonista da turma, era amarelo na TV americana e azul por aqui. Mas só descobria quem tinha a oportunidade de participar do programa. Pela telinha, o adorável bichinho, meio avestruz-meio galinha, era cinza mesmo!

Com direção de Milton Gonçalves (e também de David Grinberg, a partir de 1975), produção de Jayme Leite de Godoy Camargo e coordenação de Wilson Aguiar, além de um elenco com Armando Bogus (Juca), Aracy Balabanian (Gabriela), Sônia Braga (Ana Maria), Laerte Morrone (Garibaldo), Roberto Orozco (Gugu), Alexandre Moreno (Elmo) Paulo José (Mágico), Manoel Inocêncio (Sem Almeida), Flávio Galvão (Antônio), entre muitos outros, Vila Sésamo marcou época.

Em 2007, trinta anos após o fim da primeira versão brasileira, a Cultura iniciou uma nova produção. Com um Garibaldo amarelo!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Abertura:

Primeiro programa:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Folha

– Acervo Estadão

– acervofolha.blogfolha.uol.com.br

– acervo.estadao.com.br

– memoriaglobo.globo.com

– globotv.globo.com

– Wikipédia

– Wikipedia

– observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br

– vivaosanos70.blogspot.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s