Guilhotina é utilizada pela última vez

Há 40 anos… dia 10 de setembro de 1977.

“O pedido deste último cigarro trouxe de volta a realidade, a ‘identidade’ do tempo que acabava de passar. Tínhamos sido pacientes, esperado por vinte minutos, enquanto o prisioneiro, sentado, expressava desejos que nós imediatamente concedíamos. Nós lhe permitimos ser o mestre de seu tempo. Era esse o seu poder. Agora, outra realidade estava aparecendo. Aquele tempo estava sendo levado de volta dele. O último cigarro foi negado, e para terminar logo com tudo, ele estava sendo apressado a terminar o copo [de rum]. Ele bebeu o último gole. Passou o copo para o guarda.”

Na descrição, os momentos finais da vida de Hamida Djandoubi, o último homem a ser executado pela guilhotina, 40 anos atrás.

As palavras são da assistente de juiz Monique Mabelly, designada para testemunhar a morte do tunisiano, na prisão de Baumettes, em Marselha, no Sudoeste da França.

Djandoubi, um trabalhador rural de 28 anos, tinha sido condenado a pena capital por violentar, torturar e assassinar a companheira de 21 anos.

À época, a decisão do presidente francês Valéry Giscard d’Estaing de negar clemência ao criminoso reacendeu o debate em torno da pena de morte e, em especial, sobre o uso da guilhotina no país.

A polêmica ficou ainda mais quente depois que apareceram boatos sobre Djandoubi ter permanecido consciente mesmo após o golpe da lâmina, segundo relato de um médico presente na execução.

Quatro anos depois, a França aboliu a pena de morte e a guilhotina, um símbolo durante o chamado Período do Terror da Revolução Francesa, nunca mais foi usada.

A última execução pública no país acontecera em junho de 1939, quando o alemão Eugen Weidmann foi morto em Versalhes.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Documentário francês sobre a última execução:

Marcel Chevalier, o último algoz:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– Acervo Folha

– wired.com

– deathpenaltynews.blogspot.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s