Há 110 anos… dia 18 de abril de 1906.
“The Great San Francisco Earthquake” – “O Grande Terremoto de São Francisco” – foi o maior já ocorrido nos Estados Unidos. Com intensidade de 7.8 pontos na Escala Richter, durou 28 segundos.
Ao final, foram mais de 3 mil mortos, quase 30 mil construções destruídas e mais de 80% da cidade completamente devastada. De 410 mil habitantes, entre 230 e 300 mil ficaram sem teto.
Grande parte dos danos se deu por causa dos incêndios que tomaram conta de São Francisco na sequência do abalo. Os primeiros tremores danificaram as tubulações de água, e os bombeiros não tiveram como combater os focos. Em alguns dias, a cidade foi consumida pelas chamas.
“SÃO FRANCISCO, 18.
Na catastrophe de hoje registram-se centenas de mortos e há mais de um milhão de feridos.
Os prejuízos montam quarenta milhões de dollars.
Os bombeiros derrubam casas, afim de circumscrever os incêndios, que ameaçam destruir a cidade”
A notinha do Estadão de 19 de abril reportava apenas o início da tragédia que se sucedeu na cidade da Califórnia.
Quem escapou da desgraça foi o famoso tenor italiano Enrico Caruso, que tinha se apresentado na noite anterior. Ele deixou o Palace Hotel antes que o prédio fosse completamente arruinado pelo fogo.
A costa Oeste dos Estados Unidos viveria novo terremoto de grandes proporções em 1952, no sul da Califórnia. Felizmente, houve poucas vítimas, apesar do forte estrago.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
P.S.: O blogueiro pede perdão pelo breve post de hoje. A gripe pegou este escriba!
Imagens depois do terremoto:
Fontes e +MAIS: