Nirvana toca “Smells Like Teen Spirit” ao vivo pela 1ª vez

Há 25 anos… dia 17 de abril de 1991.

Nirvana toca "Smells Like Teen Spirit" ao vivo pela 1ª vez

“This song is called ‘Smells Like Teen Spirit’”, anunciou um ruivo Kurt Cobain, emendando com o hoje célebre riff de uma das mais míticas canções da História do rock and roll.

A bateria de Dave Grohl entra firme, mas o baixo de Krist Novoselic pede passagem para aquietar a melodia e deixar o público “pianinho” no OK Hotel, em Seattle. O refrão chega e o amontoado de grunges reage como se espera: um mexer de cabeças e pescoços frenéticos, moshes aqui e acolá, pulos desorientados.

Nevermind estava ainda no forno, e a produção de sua faixa mais famosa teria início somente em maio daquele 1991. “Smells Like Teen Spirit” era, portanto, uma obra inacabada, principalmente letra.

Na primeira vez em que tocou a música ao vivo, duas décadas e meia atrás, o Nirvana iniciou com “Come out and play, make up the rules”, e não “Load up on guns, bring your friends”, que se tornou a abertura “oficial”.

Aliás, mudar letra e tempo das canções seria expediente cotidiano na trajetória do grupo. Até com seu hit mais famoso.

Engraçado que ninguém do trio botou muita fé em “Smells Like Teen Spirit”. Nem Kurt Cobain. “Era um riff tão clichê, algo próximo de ‘Louie, Louie’. Quando mostrei a parte da guitarra, Krist me olhou e disse ‘Que coisa ridícula!’. Mas tocamos por uma hora e meia”, disse, em entrevista à Rolling Stone, em 1993.

“Estava tentando compor algo pop e atual. Basicamente, estava ‘plagiando’ os Pixies. Tenho de admitir. Nós usamos a dinâmica deles, sendo suave e silencioso e, em seguida, alto e firme”, revelou o líder do Nirvana, na mesma entrevista.

Passados mais de 20 anos, “Smells Like Teen Spirit” se firmou como o som de uma geração e o eterno hino sobre a juventude.

O mundo a conheceria de vez em setembro de 1991, quando o Nirvana lançou o histórico Nevermind, álbum fundamental do rock e da cultura pop.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Smells Like Teen Spirit”, 17 de abril de 1991:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

– rollingstone.com

– books.google.com.br

– slicingupeyeballs.com

livenirvana.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.