Beatles começam as filmagens de “Magical Mystery Tour”

Há 50 anos… dia 11 de setembro de 1967.

Lá em cima no céu, além das nuvens, vivem 4 ou 5 Magos. Ao lançar feitiços maravilhosos, eles transformam a Viagem de Ônibus Mais Comum do Mundo em uma Turnê Mágica e Misteriosa. Se você se deixar levar, os Magos o levarão para lugares maravilhosos. Talvez você tenha estado em uma Magical Mystery Tour sem sequer perceber. Você está pronto?

Esplêndido!

(beatles.com)

Uma fuga do real, um mergulho ainda maior na psicodelia, na fantasia e no surreal e um flerte independente com a sétima arte.

Este foi “Magical Mystery Tour”, o filme.

Três meses depois de alcançarem o Everest e duas semanas após a morte de sua bússola na carreira, o empresário Brian Epstein, os Beatles caíram na estrada.

Sem script. Sem destino, lenço ou documento.

“Sem um agente para serená-los ou dar-lhes suporte, eles se lançaram à estrada com pouco planejamento, sem um roteiro de verdade, levando alguns atores que admiravam (não houve testes; eles simplesmente os convidavam a acompanhá-los)”, escreve Hunter Davies, sobre o projeto capitaneado, mais uma vez, por Paul.

As inspirações foram as excursões da infância, quando famílias inglesas com pouco dinheiro viajavam juntas em trens ou ônibus, muitas vezes sem destino definido, e também no escritor americano Ken Kesey, que estava percorrendo a Costa Oeste em loucas e lisérgicas jornadas a bordo de um busão colorido.

“Na segunda-feira, 11 de setembro de 1967, duas horas depois do previsto, um ônibus saiu do Allsop Place, logo atrás da estação de metrô de Baker Street. Ocupando 40 de seus 43 assentos estavam atores, técnicos e operadores de câmeras – juntamente com Paul McCartney e uma multidão de amigos e pessoas próximas dos Beatles. John Lennon, George Harrison e Ringo Starr logo foram pegos perto de suas casas, em Surrey – em seguida, o ônibus se dirigiu para uma jornada inconclusiva e doida ao redor do interior, no Oeste, terminando nos ambientes menos chamativos de Newquay, na Cornualha”, relembrou John Harris, em texto de 2012, no Guardian.

Na reportagem, uma tentativa de jogar nova luz sobre o filme, destruído por boa parte de público e crítica à época do lançamento, em dezembro.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Trailer do filme:

Documentário sobre “Magical Mystery Tour”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– beatlesbible.com

– theguardian.com

– dailymail.co.uk

– npr.org

– beatlesbyday.com

– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s