Ronald Reagan sofre atentado em Washington

Há 35 anos… dia 30 de março de 1981.

Washington, March 30 — President Reagan was shot in the chest today by a gunman, apparently acting alone, as Mr. Reagan walked to his limousine after addressing a labor meeting at the Washington Hilton Hotel. The White House press secretary and two law-enforcement officers were also wounded by a burst of shots. – The New York Times.

O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, sofreu um atentado a tiros, ontem, quando deixava o Hotel Hilton, no centro de Washington, e uma bala calibre 22 alojou-se em seu pulmão esquerdo, a dois centímetros do coração. Levado para o hospital da Universidade George Washington, o presidente foi submetido a duas cirurgias para extração do projétil, que não chegou a fragmentar-se.Folha de S. Paulo.

Eram 14h27min no horário local quando John Hinckley Jr. disparou uma sequência de seis tiros em menos de 2 segundos de seu revólver Röhm RG-14, calibre 22. O jovem de quase 26 anos estava a pouco mais de 3 metros do presidente.

Das seis balas, a primeira atingiu a cabeça do secretário de imprensa da Casa Branca, James Brady, outras duas feriram o policial Thomas Delahanty (pescoço) e o agente secreto Timothy McCarthy (abdômen).

Apesar da falta de pontaria, Hinckley conseguiu atingir Reagan. A bala final ricocheteou na lataria da porta da limusine e alcançou o braço esquerdo do ex-governador da Califórnia, chegando até o pulmão, a apenas 25 milímetros do coração. Não fosse a ação do agente especial Jerry Parr, que prontamente empurrou Reagan para dentro do carro, assim que viu e ouviu o primeiro disparo, e, possivelmente, Hinckley teria êxito em sua louca missão.

Uma missão alucinada inspirada em Jodie Foster, “Taxi Driver” e seu protagonista, Trevis Bickle. Hinckley assistiu ao longa de Martin Scorsese inúmeras vezes e passou a ter uma obsessão doentia pela atriz, além de se identificar com o personagem interpretado por Robert De Niro – um taxista solitário e perturbado que protege a prostituta de 12 anos vivida por Jodie e, ao final, tenta matar um senador candidato à presidente. Pesado.

O jovem de Ardmore, Oklahoma, começou, então, a perseguir Jodie Foster Estados Unidos afora. Tentou, por diversas vezes, entrar em contato com ela, via bilhetes, cartas e até telefonemas. Tudo em vão.

Sem sucesso na empreitada com a atriz, Hinckley passou a ter novos alvos e novos planos a cada dia. Pensou em sequestrar Jodie, arquitetou plano para matar o senador Ted Kennedy (irmão de John e Bob, ambos assassinados a tiros) ou até o então presidente Jimmy Carter.

Era como se ele seguisse o roteiro de “Taxi Driver”. A vitória de Reagan sobre o democrata fez o novo presidente se tornar o alvo da mente perturbada do jovem Hinckley. E tudo se concretizou três décadas e meia atrás.

Único seriamente ferido no atentado, James Brady teve sequelas irreversíveis, mas foi mantido no cargo de secretário de imprensa até o fim dos dois mandatos de Reagan – ainda que de maneira simbólica, é verdade.

John Hinckley Jr. acabou absolvido por alegação de insanidade. Até hoje, permanece internado em instituição psiquiátrica.

Ronald Reagan sobreviveu ao atentado e voltou a exercer a presidência em 11 de abril daquele ano. Foi reeleito em 1984, com ampla votação, e marcou seu nome na História dos EUA como um dos grandes líderes políticos do País.

Reagan faleceu em 2004, aos 93 anos.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Momento do atentado:

Documentário da National Geographic:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

Acervo Folha

– acervo.oglobo.globo.com

history.com

nytimes.com

blogs.nytimes.com

– latimes.com

nydailynews.com

– ultimosegundo.ig.com.br

– dw.com

– thenation.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.