Primeira regata Harvard-Yale é realizada nos EUA

Há 165 anos… dia 3 de agosto de 1852.

No primeiro post de remo do blog, a mais antiga disputa universitária da História dos Estados Unidos, uma das mais ferrenhas rivalidades entre Harvard e Yale.

Conta o site gocrimson.com, por ocasião dos 150 anos da regata:

“Há muitos capítulos na história da grande rivalidade Harvard-Yale. No entanto, o primeiro foi escrito no verão de 1852 – nas águas do lago Winnipesaukee, em Center Harbour, NH. Como no caso de seu homônimo do futebol [americano] conhecido como ”The Game’, a prova Harvard-Yale é uma temporada em si, já que a vitória fará qualquer campanha um sucesso, enquanto a derrota pode estragar uma primavera de forma avassaladora. A Sports Illustrated chamou esta a mais venerável rivalidade em todos os esportes universitários e a Yankee Magazine escreveu recentemente uma matéria de capa sobre a corrida. Agora que estamos no terceiro século da corrida, vamos aproveitar o tempo para rever alguns dos grandes momentos dos últimos 150 anos – quando equipes das duas escolas se encontraram em uma corrida de duas milhas.

 

Clubes de barcos em Harvard e Yale existiam desde o início da década de 1840, mas as corridas contra adversários externos eram raras. Tudo mudou quando Yale lançou um desafio a Harvard ‘para testar a superioridade dos remadores das duas faculdades’. Assim nascia o evento atlético intercolegial mais antigo.

 

Em 3 de agosto de 1852 – em uma corrida de duas milhas nas águas calmas do Lago Winnipesaukee – Harvard e Yale lutaram como nunca antes. Yale foi representada por dois barcos, o Shawmut e o Undine, enquanto Harvard remou no Oneida. Harvard venceu a corrida inaugural por cerca de quatro comprimentos, ganhando um par de remos pretos como prêmio. Parece que as pessoas de imediato sabiam que isso seria o início de algo importante, dado que entre os distintos espectadores estava o general Franklin Pierce, candidato do partido Democrata e nativo de Hillsborough, e que seria eleito presidente mais tarde naquele ano.”

A regata Harvard-Yale passou a ser disputada anualmente a partir de 1859, com exceções de períodos em que os Estados Unidos estiveram envolvidos em conflitos, como a Segunda Guerra Mundial.

Ah, hoje o placar aponta vantagem da faculdade de Cambridge na frente: 95 a 56.

Em 1875, nasceria a rivalidade da bola oval.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Na foto: capa do livro The Harvard Yale Boat Race 1852-1924: And the Coming of Sport to the American College Hardcover, de Thomas C. Mendenhall.

A história da prova:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– abcnews.go.com

– gocrimson.com

– hankeringforhistory.com

– thisdayinalternatehistory.blogspot.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s