Vasco da Gama parte para a Índia

Há 520 anos… dia 8 de julho de 1497.

Está tudo lá no post biográfico do “homi”!:

A expedição ordenada pelo Rei Dom Manuel I saiu de Lisboa em 8 de julho de 1497. Mais de 170 homens se lançaram ao mar, divididos entre quatro embarcações: São Gabriel, com 27 metros de comprimento; São Rafael, de tamanho semelhante e comandada pelo irmão de Vasco, Paulo da Gama; Bérrio, um navio menor, comandado por Nicolau Coelho; e São Miguel, nau de mantimentos sob o comando de Gonçalo Nunes.

Acompanhado de Bartolomeu Dias no início, Vasco da Gama dobrou o Cabo da Boa Esperança em novembro. Mais de três meses depois da partida, as embarcações tinham navegado mais de 6 mil km, até então a viagem mais longa em alto mar.

A expedição seguiu por mais seis meses até o desembarque em Calicute, nas Índias. Na chegada, Vasco da Gama foi abordado por dois sultões, como relata o diário de Álvaro Velho, um dos poucos registros da jornada:

“’Ao diabo que te dou; quem te trouxe cá?’ E perguntaram-lhe o que vínhamos buscar tão longe; e ele respondeu: ‘Vimos buscar cristãos e especiaria.’”

No regresso a Portugal, a vitoriosa viagem tem, porém, largo saldo negativo: metade da tripulação morreu, incluindo o irmão de Vasco da Gama, Paulo. O navegador aportou em Lisboa em 29 de agosto de 1499, com apenas uma embarcação (o navio pequeno, de Nicolau Velho, aportara um pouco antes).

A rota aberta por Vasco da Gama foi fundamental para o comércio de Portugal com a Índia. Agradecido, o Rei Dom Manuel I concedeu título de Almirante do Mar da Índia ao navegador. Pouco depois, em 1502, foi nomeado governador do Estado Português da Índia e partiu em nova expedição, com 3 mil homens a bordo.

É isso!

A história da segunda expedição para as Índias, no início do século 16, fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

P.S.1: na foto do post, “A partida de Vasco da Gama a Índia em 1497”, de Alfredo Roque Gameiro.

P.S.2: clica nos links para ler mais!

Vídeo sobre a viagem de Vasco da Gama:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– bbc.co.uk

– hojemacau.com.mo

– sahistory.org.za

– indiaportuguesa.com

– operamundi.uol.com.br

– publico.pt

– tvi24.iol.pt

– wdl.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s