Há 60 anos… dia 30 de abril de 1957.
Dos mesmos autores de “Hound Dog”, “Jailhouse Rock” foi um dos três hits de Elvis em 1957 – “All Shook Up” e “(Let Me Be Your) Teddy Bear” são os outros. Fechou um ano mágico para The King.
A história da composição traz passagem engraçada.
Os compositores Jerry Leiber e Mike Stoller conheciam Nova York pela primeira vez. Maravilhados, queriam aproveitar cada segundo na Big Apple: shows, boates, clubes, tudo. Mas havia uma missão a cumprir.
Jean Aberbach, publisher da Hill and Range music, os convocara para o time de compositores que participariam da seleção da trilha do próximo filme de Elvis (de título provisório “The Hard Way”). Leiber e Stoller tinham escrito algumas canções para o longa anterior, “Loving You”.
Certo dia, impaciente com a falta de produtividade da dupla vinda de Los Angeles, Aberbach irrompe no quarto de hotel. “E aí, rapazes, onde estão minhas canções?”, indagou. Os compositores o acalmaram e disseram que ele as teria em breve.
“Eu sei, porque vocês não vão sair deste quarto até que eu as tenha”, garantiu Aberbach, empurrando uma cadeira em frente à porta, a única saída para fora, sentenciando: “Eu vou tirar um cochilo”.
Com Aberbach aboletado na poltrona, em sono profundo, Leiber e Stoller não tiveram outra escolha a não ser escrever. Em quarto, cinco horas, compuseram quatro músicas: “Jailhouse Rock”, “Treat Me Nice”, “I Want To Be Free” e “(You’re So Square) Baby I Don’t Care”. Todas entrariam no filme.
“Jailhouse Rock”, no entanto, teria destino especial, pois acabaria dando o título ao longa-metragem, lançado em novembro.
Em 30 de abril de 1957, a dupla de compositores esteve no estúdio para gravar o single com Elvis. Foi o dia em que o conheceram.
“Elvis tinha pedido a nossa presença na sessão de gravação de ‘Jailhouse Rock’. Ele conhecia as canções que tínhamos produzido, então nos solicitou lá. Foi assim que o conhecemos. Ele era um cara muito fácil de lidar e de se estar. (…) Enquanto trabalhávamos em ‘Jailhouse Rock’, percebemos que era um talento muito especial”, diria, posteriormente, Mike Stoller, que tocou o piano no registro original.
Uma introdução de seis segundos, com pancada seca de bateria acompanhada de piano e guitarra, desemboca no boogie woogie dançante e cativante, com direito a voz meio rasgada de Elvis e solo de Scotty Moore – aliás, o idealizador da intro. Sonzaço, que antecipou o Led Zeppelin, como sabiamente captou o amigo Berg, outro dia.
“Jailhouse Rock” foi lançado em 24 de setembro e permaneceu no topo americano por sete semanas, chegando também ao #1 das paradas Country e R&B. No Reino Unido, já estreou no primeiro lugar, se tornando o primeiro single a realizar tal feito.
Na Inglaterra, aliás, um grupo de nome The Quarrymen costumava tocar a música ao vivo, com um tal de John Lennon nos vocais. Não há registro gravado, no entanto. Uma pena.
Jerry Leiber e Mike Stoller seriam os autores do compacto sucessor, “Don’t”, o 11º número 1 seguido de Elvis.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Clipe de “Jailhouse Rock”:
Fontes e +MAIS: