Rolling Stones furam a Cortina de Ferro

Há 50 anos… dia 13 de abril de 1967.

Cinco décadas atrás, as pedras rolaram sobre a Polônia…

No auge da Guerra Fria, os Stones furaram a Cortina de Ferro e invadiram Varsóvia para dois shows em uma mesma noite, como parte da programação da turnê europeia do novo álbum, Between The Buttons.

Mas, peraí, éfemello, como uma banda como os Stones conseguiu romper a barreira do comunismo ao Leste da Europa no momento mais agudo do mundo bipolar?

Pois é, amigo leitor, este escriba se fez a mesma indagação!

Em vasto e minucioso artigo no portal culture.pl (dedicado a cultura da Polônia), Wojciech Oleksiak responde boa parte da questão. “How the Rolling Stones Rocked the Iron Curtain” – “Como os Rolling Stones sacudiram a Cortina de Ferro” – conta como foi essa jornada histórica de 50 anos atrás.

Da ideia de receber um grupo de rock, concebida por Wladyslaw Jakubowski, diretor da Pagart, uma espécie de agência cultural estatal, até a histeria e pandemônio provocados por Mick, Keith e Cia. no grande dia (com direito a quebra-quebra no lado de fora do Congress Hall), Oleksiak relembra em detalhes o furacão que as pedras provocaram.

No dia seguinte às duas apresentações, poucos veículos repercutiram o show, ao contrário da cobertura dedicada ao rebuliço do lado de fora do Congress Hall. “Foi um furacão que atingiu Varsóvia ontem? Não, foram os Rolling Stones!”, exclamou o jornal Warsaw Courier, na edição de 14 de abril. Naquele mesmo dia, a banda fez o check-out do Europejski Hotel e deixou a Polônia rumo à Suíça.

Como resume Oleksiak nos parágrafos finais, os Stones seriam proibidos de se apresentar nos países do bloco comunista e só retornariam à Polônia mais de trinta anos depois:

“Essa flagrante subestimação do poder do rock’n’roll resultou em um motim de meio-dia e fez mais mal do que bem para a propaganda comunista. Representantes soviéticos presentes no concerto proibiram os Rolling Stones de se apresentarem novamente na União Soviética e publicaram uma declaração desestimulando outras repúblicas do Leste do bloco de convidá-los.

Os Rolling Stones retornaram à Polônia somente depois que o regime comunista havia caído – a primeira vez foi em 1998, 31 anos depois da estreia fatídica, e desde então eles tocaram por mais três vezes. Em última análise, a aparição em 1967 na Polônia lhes valeu um lugar único no coração dos fãs poloneses, tornando todos os seus concertos subsequentes aqui também especiais.”

Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens do show e de bastidores:

Fontes e +MAIS:

– poland-today.pl

– culture.pl

– thenews.pl

– warsawvoice.pl

– forums.stevehoffman.tv

– rockontour.net

– iorr.org

– brasil.elpais.com

– setlist.fm

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s