Há 40 anos… dia 7 de março de 1977.
Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau-Amarelo
Quatro décadas atrás, exatamente às 17h25min, o Brasil voltou a se maravilhar com o “universo paralelo” de Monteiro Lobato na telinha. Treze anos depois do encerramento da primeira adaptação da obra do escritor paulista para a televisão, entrou no ar o Sítio do Picapau Amarelo da TV Globo.
Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Cuca, Saci Pererê… O fantástico mundo de Lobato novamente ganhou vida na tevê, com adaptação de Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha, direção-geral de Geraldo Casé e música-tema de ninguém menos que Gilberto Gil.
Com um pé no contexto da época e uma leve inspiração em Vila Sésamo, a quarta versão do Sítio estreou na Globo em 7 de março de 1977, com o episódio “A Cuca vai Pegar”. Como conta a reportagem da Folha no dia seguinte à premiere, não se sabia por quanto tempo a nova série ficaria no ar.
“Não há precisão no tempo de duração de Sítio do Pica Pau Amarelo. A obra de Monteiro Lobato é muito rica e toda essa riqueza pode permitir que o programa se prolongue até por mais de dois anos”, afirmou Edwaldo Pacote, supervisor do projeto, aos repórteres Paulo Moreira Leite e Maria José Arrojo, da Ilustrada.
E rica foi a jornada inicial do Sítio no canal dos Marinho! Dez temporadas e 1.549 episódios, para ser mais preciso. A rotação do pessoal de elenco (ótimo, por sinal), de texto e da produção não causou prejuízo no desenrolar do seriado. Por uma década, de segunda a sexta, a trama de Monteiro Lobato encantou as crianças (e os adultos!) da época.
A Globo faria uma nova versão da série de 2001 a 2007.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Abertura:
Primeiro episódio, completo:
A música de Gil, original e completa:
Fontes e +MAIS:
– IMDb
– revistaamiga-novelas.blogspot.com.br