Há 40 anos… dia 9 de novembro de 1976.
Era um rocker autêntico & um quarteto puro rock and roll se lançando em meio ao boom do punk.
Em “casa”, os Ramones. Na Terra da Rainha, os Pistols e o Clash. Só pra ficar nos principais… Isso sem falar no New Wave que se avizinhava e já batia as portas das gravadoras!
Difícil estrada para quem queria “Anything That’s Rock ‘n’ Roll”, título da faixa 5 do primeiro álbum de Tom Petty & The Heartbreakers.
Curiosamente, o single – e mais a cativante e acelerada “American Girl”, dois dos singles do debute -, foram justamente a tábua de salvação, ambos chegando ao Top40 das paradas… britânicas!
É, foi um início duro para os roqueiros da Flórida. Mas eles sobreviveram.
Quatro décadas atrás, Tom Petty & The Heartbreakers colocavam o disco de estreia nas prateleiras da América do recém-vitorioso Jimmy Carter.
“Todo mundo branco, em uma banda e com menos de 25 anos era punk”, disse Petty, em entrevista a Rolling Stone, em outubro de 1978.
“Não há Robin Hoods no rock, cara. Toda essa merda do punk era apenas um pouco modinha demais. Costello, tudo bem. Nós tocamos com ele, mas eu não poderia chamá-lo de Elvis”, desabafou, para o então jornalista e hoje diretor Cameron Crowe – que colocaria “Free Fallin’” novamente nas paradas, em “Jerry Maguire”.
Bem, se a estreia não foi, digamos, um estouro, o sucessor colocaria a banda na trilha da fama. You’re Gonna Get It!, de 1978, atingiu o #23 no ranking de LPs da Billboard.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“American Girl”:
Fontes e +MAIS: