Maurício de Nassau é oficializado chefe do Brasil holandês

Há 380 anos… dia 4 de agosto de 1636.

Maurício de Nassau é oficializado chefe do Brasil holandês

Johan Maurits von Nassau-Siegen, o Maurício de Nassau, esteve no Brasil por apenas sete anos, de 1637 até 1644. Deixou, porém, marca inapagável no País, principalmente, claro, no nordeste, e em especial em Pernambuco.

Três séculos e oito décadas atrás, Nassau prestou juramento e foi oficializado governador, almirante e capitão-geral das terras holandesas no Brasil, sob domínio da Companhia das Índias Ocidentais. Tinha 32 anos de idade.

Dois meses depois, em 25 de outubro, 12 navios com quase 3 mil homens deixaram o porto de Texel, ao norte da Holanda. A chegada em Recife aconteceu em 23 de janeiro de 1637. Começava ali o período de ouro do Brasil holandês.

Como se lê nos links e se vê no video abaixo, Nassau foi múltiplo. Conde de muita riqueza cultural, atuou como empreendedor, diplomata, intelectual, urbanista, agricultor, político, entre tantas outras funções.

Sob seu commando, Recife floresceu e se transformou na cidade mais cosmopolita da América do Sul, com a presença constante de estrangeiros de toda a parte do mundo, principalmente da Europa.

Apesar de tudo, o fato de não gerar lucros para a “metrópole” Holanda fez com que o governo determinasse o retorno imediato de Nassau para a Europa, em 1643. Relutante, ele só voltaria quase um ano depois.

A partir do regresso ao Velho Continente até a morte, em 1679, Maurício de Nassau seria sempre chamado de “o brasileiro”.

Mas a história sobre sua vida fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Programa da TV Brasil sobre Maurício de Nassau:

Fontes e +MAIS:

Wikipédia

guiadoestudante.abril.com.br

historiadigital.org

books.google.com.br

historiahistoria.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s